Você está aqui: Página Inicial > Outras Notícias > 2012 > Setembro > TRF3 sedia curso de conciliação na Justiça Federal

TRF3 sedia curso de conciliação na Justiça Federal

publicado 28/09/2012 14h30, última modificação 11/06/2015 17h13

Evento foi coordenado pelo Conselho Nacional de Justiça em parceria com o Tribunal Regional Federal da 3ª Região

O Tribunal Regional Federal da 3ª Região (TRF3) sediou nos dias 24, 25 e 26 de setembro dois cursos de Conciliação na Justiça Federal, coordenados pelo Conselho Nacional de Justiça (CNJ), em parceria com o TRF3 e o Gabinete da Conciliação, visando à formação continuada de servidores para atuação como instrutores e conciliadores, e à capacitação de voluntários nos métodos consensuais de solução de conflitos.

O evento de abertura dos trabalhos aconteceu na segunda-feira, 24/9, e contou com a presença da desembargadora federal Salette Nascimento, vice-presidente do TRF; da desembargadora federal Daldice Santana, do Gabinete da Conciliação do TRF3; do desembargador federal Mairan Maia, diretor da Escola de Magistrados da Justiça Federal da 3ª Região; do juiz federal Jairo Schäfer, representando o CNJ; do juiz federal Ciro Brandani Fonseca, diretor da Seção Judiciária do Estado de São Paulo; e da juíza Eutália Maciel Coutinho, integrante do Comitê Gestor da Conciliação do CNJ.

O curso de Formação de Instrutores teve como público-alvo magistrados e servidores da Justiça Federal e contou com a instrutoria da doutora Eutália Maciel Coutinho. Segundo ela, os participantes estavam bastante interessados com o processo de conciliação e mostraram vocação para a instrutoria. “Tenho convicção de que aqui a instrutoria dos cursos de conciliação da Justiça Federal estará em excelentes mãos”, garantiu. Durante o curso, a professora apresentou aos futuros instrutores formas de comunicação, técnicas de transformação de comportamento e de negociação, e como replicar esses conhecimentos para as pessoas que desejam ser conciliadores.

A ideia da desembargadora federal Daldice Santana, coordenadora do Gabinete da Conciliação do TRF3, é que este curso seja multiplicado: “Da mesma forma que o conciliador tem que ter técnicas para alcançar um acordo, o instrutor recebeu hoje técnicas para formar um conciliador”. A coordenadora informou que os alunos das outras regiões aproveitaram para visitar a Central de Conciliação em São Paulo, localizada na Praça da República. “Muitos disseram que tiraram exemplos e vão tentar replicar o modelo”, comentou a desembargadora.

A servidora Ana Célia Reivelleau, do TRF3, participou do curso: “Estou com muita esperança de que a conciliação aqui do Tribunal vá para frente com os multiplicadores de instrutores e espero poder participar dessa nova etapa do Tribunal”. Também foram convidados representantes das cinco regiões da Justiça Federal: magistrados e servidores. Para a juíza federal Marcela Nova Brandão, da Justiça Federal da 2ª Região, o curso foi muito proveitoso e a iniciativa de reunir as cinco regiões foi muito boa. “Vamos tentar ser multiplicadores para replicar esse modelo de curso de conciliador lá na 2ª Região”, afirmou a juíza.

Formação de Conciliadores


O segundo curso, de Formação de Conciliadores, foi voltado para servidores da Justiça Federal da 3ª Região e público em geral, interessados em participar como voluntários nas ações promovidas pelo Tribunal e Seções Judiciárias.

Neste curso, a instrutoria ficou a cargo de magistrados da Justiça Federal. A juíza federal Fernanda Hutzler, coordenadora da Central de Conciliação de São Paulo (Cecon), foi uma das palestrantes. Segundo a magistrada, a multiplicação da cultura da conciliação é muito importante. “Essas pessoas vão trabalhar como conciliadores, estamos ensinando práticas, técnicas e as etapas de como se faz uma conciliação”, e concluiu: “Eu preciso de conciliadores lá na Cecon, então essa é a grande oportunidade: treinarmos e trazermos essa força de trabalho”.

Além das aulas teóricas, os alunos do curso de Formação de Conciliadores passarão por um estágio supervisionado de 30 horas.

Fonte: Ascom - TRF da 3ª Região