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TRF5 adquire novos dispositivos para armazenar certificado digital

publicado 26/09/2012 17h15, última modificação 11/06/2015 17h13

Tribunal Regional Federal da 5ª Região – TRF5 adquiriu 1200 tokens, um dispositivo que armazena o certificado digital, obrigatório para a utilização do Processo Judicial eletrônico (PJe). O supervisor do gabinete do desembargador federal Marcelo Navarro, Luciano Ramos,

foi o primeiro no TRF5 a testar o token, que já está em uso nas Seções Judiciárias da 5ª Região. Os smartcards continuarão a ser utilizados até que os certificados digitais percam a validade. De acordo com o supervisor da Seção de Gestão da Segurança da Informação da Subsecretaria de Tecnologia da Informação do TRF5, Wagner Menezes, no momento em que os usuários forem tirar um novo certificado, eles receberão o token. Quem ainda não tem nenhum smartcard, já receberá o token.

Benefícios – De acordo com a STI, o acesso ao PJe será ampliado, pois o token se assemelha a um pendrive, que você carrega para qualquer lugar e conecta em equipamentos que tenham a “porta” USB, presentes em equipamentos utilizados no TRF5. Já os smartcards necessitam de um leitor externo, caso o teclado não tenha a opção para ler o cartão. “Os tokens oferecem maior resistência a impactos, como os decorrentes de quedas. Haverá uma padronização dos softwares de gerência do token, minimizando os conflitos de softwares existentes hoje no TRF5. Hoje, há três fabricantes distintos de smartcards no TRF5 e cada um possui software diferente”, destaca Wagner.

Fonte: Ascom - TRF da 5ª Região