Você está aqui: Página Inicial > Outras Notícias > 2013 > Abril > Central de Conciliação de Franca divulga os resultados das audiências de conciliação realizadas pelo Skype

Central de Conciliação de Franca divulga os resultados das audiências de conciliação realizadas pelo Skype

publicado 08/04/2013 15h25, última modificação 11/06/2015 17h14

Dez audiências de conciliação foram realizadas utilizando o software Skype e 90% resultaram em acordo

A Central de Conciliação da Justiça Federal em Franca (CECON-Franca), coordenada pelo juiz federal Márcio Augusto de Melo Matos, realizou, nos dias 4 e 5 de abril, dez audiências de conciliação utilizando o software Skype. As audiências resultaram em nove acordos e um pedido de redesignação, ou seja, houve conciliação em 90% dos casos.

Participaram das audiências: os Conselhos de Corretores de Imóveis (4), de Farmácia (5) e Contabilidade (1). Jurisdicionados e representantes dos Conselhos cumprimentaram a Justiça Federal pela iniciativa.

 

As comunicações pela internet ocorreram sem problemas. Iimagem e som apresentaram boa qualidade ao longo de todo o trabalho. Testes de equipamento realizados anteriormente, envolvendo vários Conselhos Federais, já haviam demonstrado a plena viabilidade de conexão simultânea com mais de uma autarquia, sem qualquer tipo de sobrecarga aparente à rede de dados da Justiça Federal.

Saiba como foram realizadas as audiências

Após a abertura da audiência e contato inicial entre as partes, o conteúdo da proposta do Conselho é remetido por escrito à CECON, pelo próprio Skype, e é impresso para melhor análise do devedor. Do mesmo modo, o termo de audiência é enviado pela rede ao Conselho para leitura antes que o acordo seja finalizado.

Conciliadas as partes, o Conselho Federal remete então via internet os boletos que deverão ser pagos pelo devedor.

“O intercâmbio de arquivos entre os Conselhos e a CECON no próprio ambiente do programa Skype mostrou-se altamente eficiente e prático, dispensando inclusive a troca de arquivos via e-mail”, explica o juiz federal coordenador da CECON-Franca, Márcio Augusto de Melo Matos.

Fonte: Ascom - TRF3