Você está aqui: Página Inicial > Outras Notícias > 2013 > Abril > Gestão ambiental na prática: TRF4 capacita monitores ambientais

Gestão ambiental na prática: TRF4 capacita monitores ambientais

publicado 26/04/2013 19h20, última modificação 11/06/2015 17h14

Nesta tarde (26/04), mais de 40 monitores ambientais do Tribunal Regional Federal da 4ª Região (TRF4) estiveram reunidos para discutir as ações de gestão ambiental em cada setor e a política do Tribunal sobre o assunto. O encontro foi promovido pelo Setor de Ações Socioambientais (SETASA).
Na reunião, foi discutido, por exemplo, como servidores e terceirizados, podem realizar a separação correta do lixo. A servidora Fátima Freitas Fripp da equipe do SETASA explicou aos colegas a importância de utilizar as lixeiras corretas. “O lixo orgânico deve ser depositado nas lixeiras com saco laranja ou preto e, nas lixeiras verdes, os papeis molhados”.
Outra questão debatida foi importância de redução de gastos com papel. A orientação é utilizar os dois lados da folha na hora da impressão e fazer o descarte correto para que sejam enviados para reciclagem todos os resíduos e papéis.
Outro ponto debatido, foi a conscientização para o uso do Ecopo (copo ecológico), utilizado no tribunal desde o final do ano passado. Fátima relatou que durante um ano, de fevereiro de 2011 a fevereiro de 2012, foram consumidos 655.500 copos no TRF4. “Isso não é aceitável para o tribunal, que é voltado para questões ambientais. As pessoas usam por menos de 1 minuto o copo e o colocam fora, usando por dia em média 5 copos”.
A equipe do SETASA mobilizou os monitores ambientais para que multipliquem a informação nos seus setores e promovam a participação de todos nas campanhas de recolhimento de medicamentos, vencidos ou não, pilhas, eletro-eletrônicos, sombrinhas, guarda-chuvas e rolhas. “Para uma maior eficiência, é preciso alterar a cultura ambiental e acabar com o hábito de que tudo é descartável”, salienta Fátima.
“São diversas as ações promovidas pelo Tribunal em prol da conscientização ambiental, e é nosso trabalho como servidor e funcionário por em prática e divulgar o que foi aprendido no encontro”, diz Ricardo da Silva Nunes, repórter cinematográfico do programa Via Legal, que participou do encontro.

Fonte: Assessoria de Comunicação Social do TRF4