Você está aqui: Página Inicial > Outras Notícias > 2013 > Abril > TRF4 encerra mutirão de audiências de conciliação com 100% de acordos

TRF4 encerra mutirão de audiências de conciliação com 100% de acordos

publicado 26/04/2013 15h30, última modificação 11/06/2015 17h14

“Acho que a posição da Justiça de investir na conciliação é uma boa ideia. Afinal, muita gente acaba esperando tanto tempo para resolver os seus processos e aqui, nas audiências conciliatórias, podemos conseguir uma solução fácil e rápida.” A frase é de Guiomar Antônio Gerlach, trabalhador industriário aposentado, que hoje (25/4) à tarde conciliou a sua ação judicial no Tribunal Regional Federal da 4ª Região (TRF4). Ele foi o penúltimo participante do mais recente mutirão de audiências de conciliação previdenciárias promovido pelo Núcleo Permanente de Métodos Consensuais de Solução de Conflitos/Sistema de Conciliação (SISTCON) do tribunal.
Entre terça-feira (23/4) e hoje foram realizadas 27 audiências reunindo processos de aposentadoria movidos contra o Instituto Nacional do Seguro Social (INSS) que tramitam em grau de recurso no TRF4. Durante esse período, 100% de acordos foram alcançados, gerando um valor negociado de R$ 1.100.812,56.
A seleção e a análise dos processos, bem com a preparação das propostas foram feitas pelo procurador do INSS Sérgio Augusto da Rosa Montardo. Ele já vem desenvolvendo esse trabalho no Gabinete de Conciliação do instituto junto ao tribunal desde junho de 2012. Já os servidores do SISTCON, Carlos Alberto Nicolas Audy e Rossana de Abreu Brito Brose, atuaram como conciliadores nas audiências.
“O meu processo já estava tramitando na Justiça há seis anos. Foi a participação no mutirão de conciliações que me possibilitou finalmente chegar num acordo efetivo”, concluiu o aposentado Guiomar Gerlach sobre o sucesso da iniciativa.

Fonte: Assessoria de Comunicação do TRF4