Você está aqui: Página Inicial > Outras Notícias > 2013 > Janeiro > CNJ instala Fórum para discutir a atuação do judiciário nos eventos da Fifa

CNJ instala Fórum para discutir a atuação do judiciário nos eventos da Fifa

publicado 30/01/2013 11h20, última modificação 11/06/2015 17h14

O Conselho Nacional de Justiça (CNJ) instala no dia 20 de fevereiro, às 11 horas, em Brasília, o Fórum Nacional de Coordenação das Ações do Poder Judiciário em relação aos Preparativos da Copa das Confederações FIFA 2013 e da Copa do Mundo FIFA 2014.

O objetivo é estimular a troca de experiências e de informações entre os vários ramos do Poder Judiciário, no sentido de aprimorar, coordenar e otimizar a fiscalização de obras, serviços e demais empreendimentos públicos. Também tem a função de estudar e conceber ações no sentido de prevenir litígios, cíveis e trabalhistas, e garantir os direitos do consumidor e do torcedor.

O Fórum Nacional é presidido pelo conselheiro Bruno Dantas. Também são fazem parte do conselho um vice-presidente (conselheiro do CNJ), dois juízes auxiliares do CNJ e magistrado representante de cada um dos Tribunais de Justiça dos Estados, dos Tribunais Regionais Federais e dos Tribunais Regionais do Trabalho com jurisdição sobre os municípios que sediarão os eventos da Copa das Confederações FIFA 2013 e da Copa do Mundo FIFA 2014.

Entre as tarefas do órgão estão promover a articulação do Poder Judiciário com os outros Poderes da República, de todas as esferas federativas, celebrando, quando for o caso, termos de cooperação sob o regime de gestão associada, especialmente com o Conselho Nacional do Ministério Público, Tribunais de Contas, Controladorias, Comissões de Fiscalização e Controle da Câmara dos Deputados, do Senado Federal, das Assembleias Legislativas dos Estados e da Câmara Legislativa do Distrito Federal, Ministérios da Justiça e do Esporte e demais entidades e órgãos públicos envolvidos com atividades de fiscalização e controle dos eventos.

Os integrantes do conselho devem elaborar relatórios sobre as medidas tomadas pelo Poder Judiciário no que se refere aos preparativos das referidas competições esportivas, para fins de acompanhamento, documentação e registro histórico. Também podem participar do Fórum autoridades, servidores, especialistas e representantes de entidades com atuação nas áreas envolvidas.

 

Com informações do CNJ