Você está aqui: Página Inicial > Outras Notícias > 2013 > Julho > Aberta I Jornada sobre Teoria e Prática do Processo Eletrônico da Esmaf

Aberta I Jornada sobre Teoria e Prática do Processo Eletrônico da Esmaf

publicado 04/07/2013 10h15, última modificação 11/06/2015 17h14

 

Teve início nesta quarta-feira, 3 de julho, na sede da Justiça Federal de Minas Gerais, em Belo Horizonte, a I Jornada sobre Teoria e Prática do Processo Eletrônico da Escola de Magistratura Federal da 1.ª Região (Esmaf).

Compuseram a mesa de honra da solenidade de abertura do evento o diretor da Escola de Magistratura Federal da 1.ª Região, desembargador federal José Amilcar Machado, o diretor do foro da Seção Judiciária de Minas Gerais, juiz federal Guilherme Mendonça Doehler, e o juiz federal Sérgio Renato Tejada Garcia.

Estiveram presentes ao evento os desembargadores federais Carlos Moreira Alves e João Batista Gomes Moreira, além de juízes federais.

Ao abrir a Jornada, o desembargador José Amilcar fez referência à nova concepção que orienta as atividades das escolas judiciais nacionais, segundo a qual o domínio da teoria científica não poderá se desassociar da realidade na qual o juiz exerce sua jurisdição. Para o desembargador, as escolas de magistratura deverão programar cursos permanentes para a capacitação de juízes. “Para tanto haverá dotação orçamentária própria e estrutura funcional que atenda a todos os aspectos gerenciais necessários ao cumprimento do objetivo de aperfeiçoamento constante dos juízes” – asseverou o desembargador.

Ao finalizar sua apresentação, o desembargador José Amilcar mencionou as metas da sua gestão à frente da Escola de Magistratura Federal da 1.ª Região, entre elas, buscar parcerias com instituições estrangeiras de excelência, estabelecer um diálogo com a sociedade civil organizada para o desenvolvimento de módulos de estudos relacionados à realidade da sociedade brasileira e promover o contato com Centros Acadêmicos nacionalmente reconhecidos pelo emprego científico do conhecimento voltado para os desafios da atualidade.

O diretor do foro, Guilherme Mendonça Doehler, manifestou sua satisfação em recepcionar, na Seção Judiciária de Minas Gerais, o evento de capacitação da Esmaf. Segundo o magistrado, o desembargador José Amilcar imprimiu a marca da inovação na direção da Escola. Citou, como exemplo, o curso para juízes federais substitutos aprovados no 14.º Concurso do Tribunal Regional Federal da 1.ª Região, realizado este ano, que proporcionou aos novos magistrados a oportunidade de se integrar ao cotidiano de uma vara federal.

Em seguida, o juiz federal Sérgio Renato Tejada Garcia, da Seção Judiciária do Rio Grande do Sul, ex-Secretário-Geral do Conselho Nacional de Justiça (CNJ), apresentou a primeira palestra da Jornada, com o tema “História do Processo Eletrônico no Brasil”.

A Jornada, que reúne cerca de 60 participantes, entre desembargadores e juízes federais, irá até a próxima sexta-feira, 5 de julho.

Fonte: Ascom/SJMG