Você está aqui: Página Inicial > Outras Notícias > 2013 > Julho > Novos dirigentes da Justiça Federal do RS tomam posse hoje (3/7)

Novos dirigentes da Justiça Federal do RS tomam posse hoje (3/7)

publicado 03/07/2013 15h50, última modificação 11/06/2015 17h14

Toma posse hoje (03/07) a nova direção da Justiça Federal do Rio Grande do Sul. Os juízes federais José Francisco Andreotti Spizzirri e Paulo Paim da Silva assumem, respectivamente, os cargos de diretor e vice-diretor do Foro da Seção Judiciária para o biênio 2013-2015. A cerimônia contará com a participação do presidente do Tribunal Regional Federal da 4ª Região (TRF4), desembargador  Tadaaqui Hirose. 

O evento de posse acontece a partir das 14h30, no auditório do edifício-sede da Subseção Judiciária de Porto Alegre, localizado na Rua Otávio Francisco Caruso Rocha, nº 600, Bairro Praia de Belas.

 Os novos diretores

Juiz Federal José Francisco Andreotti Spizzirri - Natural de Porto Alegre (RS), é graduado em Ciências Jurídicas e Sociais pela Faculdade de Direito da UFRGS. Especializou-se em Poder Judiciário pela FGV-Rio. Ingressou na magistratura em 1994, quando foi aprovado no 4º Concurso para Juiz Federal Substituto na 4ª Região. Ao longo da carreira como magistrado, atuou nas subseções de Uruguaiana e Porto Alegre. Exerceu funções administrativas na Seção Judiciária do RS como juiz coordenador da Central de Mandados da capital e como juiz coordenador da Ouvidoria. Também foi presidente da Associação dos Juízes Federais do Rio Grande do Sul (Ajufergs) de 2010 a 2012. Ainda, atuou na Associação dos Juízes Federais (Ajufe) como Diretor de Relações Institucionais. Até 2 de julho deste ano, exerceu a função de presidente da 2ª Turma Recursal do RS.

Juiz Federal Paulo Paim da Silva - Natural de Campo Novo (RS), graduou-se em Ciências Jurídicas e Sociais pela UFSM, tendo concluído o Mestrado em  Direito Processual Civil na PUCRS em 2001. Iniciou carreira na magistratura federal no ano de 1996. Desde então, já passou pelas subseções de Porto Alegre, Pelotas, Caxias do Sul e Novo Hamburgo, tendo sido diretor do Foro local nas duas últimas. Lecionou na Universidade de Caxias do Sul entre os anos de 2003 e 2004, na disciplina de Direito Processual Civil. Também foi professor de Processo Civil e Direito Tributário na Escola da Magistratura Federal (Esmafe). Foi presidente da Ajufergs em 1999 e vice-presidente da associação no biênio 2012-2014. Também exerceu o cargo de diretor de Ensino da Esmafe em 2005 e 2012. Até 2 de julho deste ano, atuou como juiz titular da 1ª Vara de Execuções Fiscais da capital.

A Seção Judiciária do Rio Grande do Sul 

A Seção Judiciária do Rio Grande do Sul (SJRS) conta, atualmente, com 75 varas e juizados, distribuídos em 24 cidades-sede, além de 4 turmas recursais sediadas em Porto Alegre. A instituição está presente, ainda, em outros 11 municípios, onde instalou unidades avançadas de atendimento.  Ao todo, são 150 magistrados e mais de 1600 servidores em atuação. Mensalmente, cerca de 385 mil processos tramitam pela SJRS (dados de junho/2013).

No último biênio, o juiz federal Eduardo Tonetto Picarelli e o juiz federal Guilherme Pinho Machado ocuparam os cargos de diretor e vice-diretor da seção judiciária, respectivamente. A gestão foi marcada pela busca incessante da melhoria nos serviços prestados ao cidadão, através da ampliação da presença da JF no estado, da aproximação com o jurisdicionado e do investimento em métodos conciliatórios de solução de conflitos

Fonte: JFRS