Você está aqui: Página Inicial > Outras Notícias > 2013 > Julho > Presidente do TRF3 do participa da abertura da exposição mestres do renascimento

Presidente do TRF3 do participa da abertura da exposição mestres do renascimento

publicado 15/07/2013 18h50, última modificação 11/06/2015 17h14

O presidente do Tribunal Regional Federal da 3ª Região (TRF3), desembargador federal Newton De Lucca, prestigiou no sábado (13/06) a abertura da exposição “Mestres do Renascimento – Obras Primas Italianas” no Centro Cultural Banco do Brasil (CCBB) em São Paulo. A mostra reúne 57 obras de um dos mais influentes movimentos artísticos da história da humanidade que marcado pela revalorização da cultura clássica apresentou ao mundo mestres como Rafael, Ticiano, Tintoretto, Leonardo da Vinci e Michelangelo.

O desembargador federal Newton De Lucca acompanhou a solenidade de abertura da Exposição ao lado de autoridades do Banco do Brasil, do embaixador da Itália no Brasil, Raffaele Trombetta, da vice-prefeita de São Paulo, Nádia Campeão, e da curadora da mostra, a historiadora da arte Cristina Acidini, superintendente para o Patrimônio Histórico, Artístico e Etno-antropológico e para o Museu da Cidade de Florença. Após a abertura formal, as autoridades e convidados tiveram a oportunidade de apreciar as obras.

O presidente do TRF3 aprovou a iniciativa do CCBB de trazer a exposição para o Brasil. “É importante destacar o caráter da função social da empresa. O Banco do Brasil é uma Sociedade de Economia Mista e cumpre sua função social de maneira exemplar quando realiza um evento como esse trazendo 57 obras de um dos maiores movimentos da história da arte da humanidade que foi o Renascimento para a população brasileira”, opinou Newton De Lucca.

A exposição ocupa quatro andares do CCBB e está dividida em seis núcleos. O primeiro, “Florença”, localizado no quarto andar da instituição, abriga ícones do movimento como Cristo benedicente [Cristo abençoando], de Rafael, e Morte di Lucrezia [Morte de Lucrecia], de Giovanni Bazzi dito Il Sodoma. No terceiro andar, o núcleo “Roma” conta com, entre outras grandes obras-primas, um estudo arquitetônico de Michelangelo e o Giudizio Universale, Pentecoste e Predica di San Pietro, Ascensione di Cristo de Fra Angelico. Já o segundo andar está segmentado em quatro núcleos: “Urbino”, “Milão”, “Ferrara” e “Veneza” que apresentam grandes pinturas de artistas como Giovanni Santi, Lorenzo Lotto, Paolo Veronese, Ticiano e Tintoretto, Sacra Famiglia con una santa [Sagrada Família com uma santa], de Andrea Mantegna, Ritratto di Elisabeta Gonzaga de Rafael e Annunciazione do Giovanni Bellini. Além das pinturas, a arquitetura renascentista está contemplada no CCBB com a Porta della stanza da letto del Duca che accede alla sala delle udienze [Porta do quarto de dormir do Duque que dá acesso para a sala de audiências], uma imponente peça talhada em nogueira.

A exposição estará em cartaz entre 13 de julho e 23 de setembro de 2013 no Centro Cultural Banco do Brasil (CCBB), localizado na Rua Álvares Penteado, 112, Centro, São Paulo.

Fonte: TRF3