Você está aqui: Página Inicial > Outras Notícias > 2013 > Julho > SJPI encerra Curso de Brigada de Incêndio

SJPI encerra Curso de Brigada de Incêndio

publicado 08/07/2013 17h50, última modificação 11/06/2015 17h14

Aconteceu de 24 de junho a 5 de julho,a segunda e última etapa do curso de Brigada de Incêndio na Seção Judiciária do Piauí. A segunda turma foi composta por 25 alunos, entre servidores, terceirizados e agentes de segurança do prédio, sendo, para estes últimos, obrigatória a participação no evento de capacitação.

A intenção foi capacitar pelo menos 50 pessoas na Justiça Federal do Piauí, uma vez que na Seccional circulam diariamente cerca de 700 pessoas, além de o prédio apresentar, segundo o Corpo de Bombeiros, risco médio para incêndios.

Durante a capacitação, os alunos estiveram em contato com situações de primeiros socorros, de correção, prevenção, e de utilização de mangueiras e hidrantes para combate a incêndio. No último dia do curso, foi simulado um incêndio e os brigadistas tiveram ainda uma aula teórica, que serviu como preparação para a parte prática, ocasião em que eles ensaiaram o resgate de uma vítima e ainda participaram de uma competição de resgate feita em equipes.

Ao final do último dia de curso, o diretor do NUCAD (Núcleo de Administração), José Ribamar Rodrigues do Monte, agradeceu a participação de todos os alunos e ressaltou a relevância do curso oferecido pela JFPI, destacando a importância do aprendizado, tanto para o ambiente profissional, quanto para benefício pessoal.

O Tenente do Corpo de Bombeiros e instrutor do curso, Antônio Linhares, explicou que a metodologia utilizada foi teórico/prática para melhor aproveitamento das orientações.

"Após 15 dias com cada turma, hoje concluímos com a avaliação prática, e podemos dizer que os servidores da SJPI sabem operar o equipamento de combate a incêndios e, caso ocorra algum problema, estão preparados para combater incêndios e prestar socorro a vitimas." Afirmou o tenente.

O curso de Brigada de Incêndio contou com a participação de quatro mulheres.

"Sendo as únicas mulheres brigadistas  do curso, aprendemos  muitas coisas relevantes durante esses  15 dias. O professor  utilizou uma metodologia bem dinâmica para que todos nós aplicássemos  o que aprendemos em sala de aula, no nosso dia  a dia. Estamos mais capacitadas para resolver situações inesperadas, caso elas surjam." Disse Jorsona Almeida, terceirizada.

Fonte: JFPI