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Experiência do TRF4 com sistema eletrônico de informações é exemplo de sucesso em evento de gestão corporativa

publicado 06/06/2013 15h35, última modificação 11/06/2015 17h14

“O SEI trouxe uma reformulação da organização do trabalho no Tribunal Regional Federal da 4ª Região. Realmente, é uma nova forma da gestão da informação para os órgãos públicos”. A declaração é da diretora da Coordenadoria de Gestão do Conhecimento e gestora institucional do SEI - Sistema Eletrônico de Informações do TRF4, Patrícia Valentina Ribeiro Santanna Garcia, e foi dirigida ao público que esteve presente esta manhã (6/6), no III Fórum de Gestão da Informação Corporativa, no auditório do Ministério da Previdência Social, em Brasília (DF).

Acompanhada do diretor de Tecnologia da Informação do tribunal, Cristian Ramos Prange, Patrícia apresentou o case de sucesso “Solução SEI – Sistema Eletrônico de Informações do TRF4”, durante o painel “Debates e Propostas” do evento.

Modernizar e organizar a gestão administrativa, integrar as instâncias, melhor compartilhamento do conhecimento, celeridade na tramitação dos processos administrativos e sustentabilidade ambiental, através da eliminação do uso massivo do papel. Patrícia começou a palestra elencando esses como os principais objetivos que levaram a Justiça Federal da 4ª Região a criar e implantar o SEI em dezembro de 2009.

Ela também ressaltou que a plataforma foi desenvolvida dentro do próprio do TRF4. “Resolvemos desenvolver um sistema próprio, pois as opções que existiam no mercado dificilmente contemplam as várias facetas específicas da administração pública”, declarou. A gestora acrescentou que essa iniciativa economizou custos e permitiu desenvolver uma interface fácil de ser utilizada, com uso intuitivo.

Conhecimento compartilhado

“Algo muito interessante e empolgante foi perceber, ao longo do tempo, que as facetas do SEI não servem exclusivamente para o Poder Judiciário da 4ª Região. Ele se mostrou adaptável para ser adotado em outras instituições”. Assim, Patrícia resumiu o sucesso que a plataforma eletrônica vem obtendo em despertar interesse em diversos órgãos. Atualmente, a tecnologia já é cedida, sem custos, para 17 instituições brasileiras, como o Tribunal de Justiça do Tocantins (TJTO), o TRF da 3ª Região e a Defensoria Pública da União (DPU). 

“O fato de vários órgãos utilizarem o mesmo sistema acabou gerando uma rede integrada de colaboração pelo país. Isso convergiu no grupo que chamamos de Federação SEI”, explicou a gestora. Ela explicou que o grupo realiza encontros para troca de experiências, resolução de problemas encontrados e aperfeiçoamento do uso do programa.

Para o futuro da plataforma, Patrícia revelou que: “a evolução é um desafio que precisamos enfrentar”. Segundo ela, a dinâmica de se manter na busca pelas melhorias é essencial e não pode ser abandonada. “O SEI nunca está acabado, finalizado. O seu desenvolvimento é contínuo, ele não vai parar de evoluir”, concluiu.

Após a apresentação, Prange e Patrícia realizaram uma demonstração prática das funcionalidades e dos recursos do programa para uma platéia composta por membros da Receita Federal, Ministério da Previdência, Planejamento e Arquivo Nacional, entre outros órgãos.

O III Fórum de Gestão da Informação Corporativa é promovido pelo Ministério da Previdência Social, em parceria com o Ministério do Planejamento, Orçamento e Gestão, e tem o objetivo de difundir a gestão da informação e documentação no âmbito da administração pública federal por meio de debates e apresentação de propostas.

Fonte: TRF4