Você está aqui: Página Inicial > Outras Notícias > 2013 > Junho > Justiça Federal de Santa Cruz do Sul (RS) ganha nova sede

Justiça Federal de Santa Cruz do Sul (RS) ganha nova sede

publicado 12/06/2013 11h00, última modificação 11/06/2015 17h14


A Justiça Federal inaugurou na manhã de hoje (11/6) a nova sede da Subseção Judiciária de Santa Cruz do Sul. A partir de agora, a população da região será atendida com maior facilidade e conforto nas duas varas federais do município. A cerimônia contou com as presenças da desembargadora federal Marga Barth Tessler, presidente do Tribunal Regional Federal da 4ª Região (TRF4); do desembargador federal Paulo Afonso Brum Vaz, coordenador do Sistema da Conciliação da 4ª Região; dos juízes federais Eduardo Tonetto Picarelli, diretor do Foro da Justiça Federal do RS, Adriano Copetti, diretor do Foro da JF de Santa Cruz, e Altair Gregório, coordenador-adjunto da Sistcon no RS; além de outras autoridades dos oderes Judiciário, Legislativo e Executivo.

Situado na Rua Coronel Oscar Rafael Jost, nº 2079, o prédio-sede da JF tem1.650 m2distribuídos em três pavimentos. No andar térreo, o público terá acesso direto a vários serviços, como a Central de Atendimento ao Público (CAP), o novo Centro Judiciário de Solução de Conflitos e Cidadania (Cejuscon), também inaugurado hoje, a Central de Mandados, duas salas de perícias médicas, área administrativa e agência bancária. Nos dois andares superiores, com acesso por elevador, ficam as duas varas federais da cidade. O prédio conta ainda com auditório, salas de audiências nas duas varas e biblioteca.

Instalações adequadas à importância do município

No início da cerimônia, o presidente da seccional local da OAB manifestou sua satisfação em participar da entrega do novo prédio à população local. “É uma honra, para a Ordem dos Advogados do Brasil, estar neste momento em Santa Cruz do Sul, em que se inauguram as modernas instalações da Justiça Federal. Que seja este um ambiente de solução de conflitos, que seja este um ambiente em que possamos crescer em prol do exercício da cidadania”, disse.

O diretor do Foro da JFRS, juiz Eduardo Picarelli, comentou a parceria realizada entre poder público e entidades privadas, que resultou na construção de uma sede totalmente adequada às necessidades da instituição. “Aqui, em Santa Cruz, foi onde assinamos nosso primeiro contrato. Por isso, hoje, estou muito feliz em estar aqui entregando este prédio maravilhoso para a comunidade. O prédio tem acessibilidade, é uma estrutura que se reflete na organização do trabalho, se reflete na saúde e na produtividade. Por isso, estou muito seguro em dizer que estamos, sim, fazendo algo pela sociedade”, afirmou.

Para o juiz Adriano Copetti, diretor da JF de Santa Cruz, o momento é de agradecer e retribuir. “Não há nada de luxo aqui, mas a funcionalidade é incrível. Temos acessibilidade, temos local para conciliação, temos um auditório, temos estacionamento pra todos. Só posso pedir aos servidores que trabalhem felizes. Nós temos a obrigação moral de produzir mais e melhor”, ressaltou.

Também presente na solenidade, o desembargador Brum Vaz, coordenador do Sistcon, falou sobre o novo centro de conciliações. “Nós temos que mostrar às pessoas as possibilidades de solução, possibilitar que elas conheçam as demandas e conheçam seus direitos. É importante receber as pessoas para dar-lhes um tratamento humano, para possibilitar-lhes a discussão e a solução de seus conflitos”, reiterou.

No encerramento dos trabalhos, a presidente do TRF4 relembrou a importância do município em sua trajetória pessoal. “Eu não nasci aqui em Santa Cruz do Sul, mas Santa Cruz do Sul é a paisagem das minhas férias, da minha infância. Guardo laços de carinho com esta cidade. Esta é a memória de um lugar onde só fui feliz. Faço votos de que os magistrados e servidores sejam aqui felizes, contribuindo também para o desenvolvimento da região”, concluiu.

Subseção abrange 13 municípios da região

A Subseção Judiciária de Santa Cruz do Sul, implantada 1998, atualmente possui jurisdição sobre os municípios de Candelária, Gramado Xavier, Herveiras, Mato Leitão, Pantano Grande, Passo do Sobrado, Rio Pardo, Santa Cruz do Sul, Sinimbu, Vale do Sol, Vale Verde, Venâncio Aires e Vera Cruz.

Em função da mudança para a nova sede, os prazos de todos os processos em tramitação na Vara Federal e JEF Criminal e na Vara do Juizado Especial Federal Cível de Santa Cruz estão suspensos  até amanhã (12/6). Até lá, os casos de urgência ou que impliquem perecimento de direito que venham a ocorrer durante o horário de expediente serão atendidos em regime de plantão  pelo telefone (51) 9216.3787.

Com informações da Imprensa da SJRS