Você está aqui: Página Inicial > Outras Notícias > 2013 > Junho > TRF 1.ª Região instala Núcleo de Cooperação Judiciária e cumpre Meta 4 do CNJ

TRF 1.ª Região instala Núcleo de Cooperação Judiciária e cumpre Meta 4 do CNJ

publicado 05/06/2013 10h25, última modificação 11/06/2015 17h14

Cumprindo a Meta 4, do CNJ, o TRF da 1.ª Região criou, em setembro de 2012, por meio da Portaria Presi/Cenag 339, o Núcleo de Cooperação Judiciária da Justiça Federal da 1.ª Região.

Três meses após, os membros do Núcleo participaram de reunião na sede do TRF1, juntamente com a diretora do foro da Seção Judiciária do Distrito Federal (SJDF), Gilda Maria Sigmaringa Seixas, a diretora do Centro de Estudos e Apoio à Gestão Organizacional (Cenag), Bárdia Tupy, e o servidor Marcos Dias. E, por videoconferência, também participaram a desembargadora federal Mônica Sifuentes e os diretores de foro e juízes de cooperação integrantes do núcleo das seccionais do Acre, Amazonas, Bahia, Distrito Federal, Goiás, Maranhão, Minas Gerais, Mato Grosso, Piauí, Rondônia, e Tocantins. Durante a reunião, além da apresentação dos membros do grupo, houve troca de experiências e sugestões das seccionais para o bom funcionamento do núcleo.

Na ocasião, os magistrados deliberaram que o juiz de cooperação poderia intermediar o andamento das demandas e agir como diplomata entre as justiças Federal, Estadual, do Trabalho, Eleitoral e Militar, visando, sempre, ao aumento da celeridade processual, melhorando a prestação jurisdicional. A composição do Núcleo de Cooperação Judiciária da 1.ª Região é formada, em 2.º grau, pela desembargadora federal Mônica Sifuentes e pelo juiz federal em auxílio à Presidência, Carlos Augusto Pires Brandão. Em 1.º grau, os membros do núcleo são juízes federais indicados pelos diretores de foro das seções judiciárias.