Você está aqui: Página Inicial > Outras Notícias > 2013 > Junho > Tribunal firma convênio com TRE/DF para recadastramento eleitoral biométrico

Tribunal firma convênio com TRE/DF para recadastramento eleitoral biométrico

publicado 06/06/2013 09h40, última modificação 11/06/2015 17h14
O TRF da 1.ª Região firmou, nesta quarta-feira, dia 5, acordo de cooperação com o Tribunal Regional Eleitoral do Distrito Federal (TRE/DF) para recadastramento biométrico do corpo funcional. A iniciativa tem por objetivo a instalação de quatro postos de atendimento nas dependências do TRF de modo a facilitar o recadastramento dos magistrados, servidores e colaboradores da casa.
 
O termo de convênio foi assinado na Presidência do TRE/DF pelo presidente do órgão, desembargador Mario Machado, e pelo desembargador federal Mário César Ribeiro, presidente do TRF da 1.ª Região. Com a parceira, o corpo funcional do Tribunal terá mais facilidade para fazer o recadastramento biométrico, iniciado no dia 25 de fevereiro no Distrito Federal. “O dia a dia nosso é muito puxado; os desembargadores com as sessões das turmas e da Corte e os servidores, porque o acúmulo de processo tem exigido muito (...). Então, todos são beneficiados com essa medida e espero que haja uma grande adesão”, afirmou o presidente Mário César Ribeiro.
 
O recadastramento nas dependências do TRF da 1.ª Região começará na próxima segunda-feira, dia 10, e seguirá até 10 de julho, com possibilidade de prorrogação do prazo. Os quatro postos de atendimento, com área física de 25m2 cada, serão equipados pelo TRF e receberão uma máquina de reconhecimento biométrico cedida pelo TRE/DF. Os cerca de 1.300 servidores e 700 colaboradores que integram o corpo funcional do Tribunal terão à disposição um servidor do TRF em cada posto, que atuará com dedicação integral, auxiliado por um supervisor do TRE/DF.
 
Nos últimos três meses, apenas 10% dos mais de 1,8 milhões de eleitores do Distrito Federal fizeram o recadastramento, que será finalizado em março de 2014. A meta do TRE/DF é ampliar de três mil para seis mil o número de atendimentos diários. O presidente do órgão espera que o acordo firmado com o TRF – a exemplo do que ocorreu com o Tribunal de Justiça (TJDFT) e o Ministério Público (MPDFT) locais e com o Governo do Distrito Federal (GDF) – ajude a atingir um público maior, dentro das instituições. Durante a cerimônia de assinatura do convênio, o desembargador Mario Machado enumerou os benefícios do novo sistema de identificação dos eleitores. “Além da facilidade e rapidez, [o recadastramento] dará mais segurança porque todos os dados serão recolhidos de uma forma absolutamente pessoal e imune a fraudes”, disse.
 
Para ampliar o atendimento aos eleitores, os cartórios eleitorais do DF abrirão as portas, excepcionalmente, nos dia 8 e 29 de junho, sábados, das 8h às 14h. Nos dias úteis, os interessados podem fazer o agendamento pela internet, no site www.tre-df.jus.br, ou pelo telefone (61) 3048-4000, das 8h às 18h, e escolher o cartório ou posto da Justiça Eleitoral onde prefere ser atendido.
 
A cerimônia de assinatura do convênio entre o TRE/DF e o TRF da 1.ª Região foi acompanhada pelo juiz federal em auxílio à Presidência do TRF, Marcos Augusto de Sousa, pelo secretário-geral da Presidência, Paulo Cardoso de Oliveira, e pelo diretor-geral do TRE/DF, Arthur Cezar da Silva Junior.
 
RC
 
Assessoria de Comunicação Social
Tribunal Regional Federal da 1.ª Região