Você está aqui: Página Inicial > Outras Notícias > 2013 > Maio > Agreste de Alagoas ganha mais uma Vara Federal

Agreste de Alagoas ganha mais uma Vara Federal

publicado 24/05/2013 18h40, última modificação 11/06/2015 17h14

O presidente o Tribunal Regional Federal da 5ª Região, desembargador federal Francisco Wildo Lacerda Dantas instalou na manhã desta sexta-feira (24/05) a 12ª Vara Federal em Arapiraca, a terceira vara instalada na segunda maior cidade alagoana, localizada na região Agreste do Estado, e a quinta no interior de Alagoas.

O presidente lembrou ter iniciado sua carreira como juiz, em 1984 na cidade de Maceió, ressaltando o crescimento da Justiça Federal em Alagoas. "A Justiça Federal nasceu com a República e cresceu porque a população está aprendendo a ser cidadã, a ter e a cobrar os seus direitos", declarou o desembargador Francisco Wildo.

O diretor do Foro da Justiça Federal em Alagoas (JFAL), juiz federal André Granja ressaltou o crescimento da instituição no Estado, graças ao trabalho diuturno passado de geração para geração, desde os juízes federais Carlos Gomes de Barros e Pedro da Rocha Acioli, passando por Francisco Wildo Lacerda Dantas, Paulo Roberto de Oliveira Lima até a geração atual de juízes. Segundo o magistrado, esse crescimento deve-se também à credibilidade que a população tributa a justiça federal em Alagoas. "Em 2001 foram ajuizados aproximadamente 12 mil processos em Alagoas, ao passo que no ano passado foram mais de 40 mil processos. Hoje a Justiça Federal se aproxima ainda mais do cidadão, embora o número de varas não tenha crescido na mesma proporção", destacou André Granja, ao falar o incremento de 05 (cinco) em 2001 para 11 (onze) varas no ano passado, bem com do aumento neste ano para 14 (catorze) varas federais.

O diretor do Foro lembrou a peregrinação que havia feito a partir de 2004 com os colegas juízes pelo interior de Alagoas para a realização de Juizados Itinerantes, no período em que a justiça federal ainda estava às vésperas de iniciar a sua interiorização, ressaltando a importância da aproximação com a população interiorana, ilustrando o exemplo do filósofo alemão Martin Heidegger, que se recusava a afastar-se de sua pequena cidade interiorana de Freiburg. "É importante sentir a sensibilidade, a necessidade, interagir e aprender com a população interiorana. É um convite à reflexão necessário ao amadurecimento profissional do magistrado”, disse André Granja.

O juiz federal titular da 12ª Vara, Rosmar Antonni Rodrigues Cavalcanti de Alencar, agradeceu aos colegas juízes federais que o antecederam em Arapiraca, sobretudo pelo trabalho desempenhado quando o número de processos chegou a 12 mil apenas na 8ª Vara Federal, bem como aos servidores pela capacidade de trabalho e de comunicação.

"O Tribunal Regional Federal da 5ª Região vem sendo destacado pelo modelo de gerir o elevado número de processos, sempre com união, trabalho e compromisso. Assim é na Seção Judiciária de Alagoas que hoje tenho a honra de retornar", conluiu o juiz Rosmar Antonni.

A solenidade de instalação da 12ª Vara teve a participação do juiz federal diretor da subseção de Arapiraca, Guilherme Masaiti Hirata Yendo.

O evento também contou com a apresentação cultural do grupo "Raspadeiras de Mandioca", do SESC/AL e do cantor e violonista Eliezer Setton, que entoou os hinos: Nacional, de Arapiraca e de Alagoas.

Fonte: JFAL