Você está aqui: Página Inicial > Outras Notícias > 2013 > Maio > Instituto de Educação do Ceará visita a JFCE

Instituto de Educação do Ceará visita a JFCE

publicado 29/05/2013 15h45, última modificação 11/06/2015 17h14

A Justiça Federal no Ceará recebeu, na manhã de ontem, 28, a visita do Instituto de Educação do Ceará, para a edição de maio do projeto “Acolhendo as Escolas na Justiça”. A visita iniciou-se com a execução do Hino Nacional e apresentação do Coral Vozes da Justiça. Em seguida, Flávia Costa e Cláudia Barros, representantes do Projeto Primeiro Passo da Secretaria do Trabalho e Desenvolvimento Social, falaram sobre o programa de estágios na JFCE.

O Juiz Federal acolhedor desta edição, Bruno Leonardo Câmara Carrá, vice-diretor do foro, apresentou a Justiça Federal aos alunos do Instituto. Durante toda a apresentação, os jovens tiraram diversas dúvidas sobre o poder judiciário e as competências da Justiça Federal. Os estudantes, acompanhados das professoras Ana Carolina Moreira e Maria Eliete Soares, mostraram-se interessados pelo tema.

Logo após, os estudantes seguiram para a visita guiada à 28ª vara federal e às Turmas Recursais, onde foram recepcionados pela servidora Micheli Porto de Freitas. Os jovens tiveram a oportunidade de simular uma Sessão de Julgamento.

Instituto de Educação do Ceará – 129 anos de história

O Instituto de Educação do Ceará foi criado e oficializado através da Lei nº 1790, de 28 de dezembro de 1878, por José Júlio de Albuquerque e Barros, presidente da província, à época da grande seca de 1877-1879, mas só começou a funcionar em 1884. Foi a primeira Escola Normal do Estado do Ceará e completou 129 anos em 22 de março de 2013.

Oferecendo Ensino Médio na modalidade Normal e o Curso de Formação Continuada em Educação Especial e Formação Continuada na Educação Infantil numa Perspectiva Inclusiva tendo aproximadamente 345 alunos, o IEC não é uma escola de comunidade. Sua clientela vem dos mais diferentes e distantes bairros e das cidades circunvizinhas, por oferecer o Curso Normal em Nível Médio, curso profissionalizante que desperta o interesse da população de média e baixa renda, ansiosa por participar, o quanto antes, do mercado de trabalho.

O Projeto “Acolhendo as Escolas na Justiça” faz parte da Meta 4 do Conselho Nacional de Justiça. A promoção deste evento deve-se ao Núcleo da Escola de Magistratura Federal no Ceará – ESMAFE, na pessoa do Juiz Federal George Marmelstein Lima, com apoio da direção do Foro da Justiça Federal no Ceará, na pessoa do Juiz Federal Leonardo Resende Martins. O projeto é voltado para estudantes de escolas públicas do ensino fundamental, a partir da 7ª série, e médio. O objetivo é aproximar os jovens e incentivá-los a conhecer melhor as atividades da Justiça Federal.

O Projeto “Acolhendo as Escolas na Justiça” conta com a parceria da Associação dos Juízes Federais da 5ª Região – Rejufe, da Associação dos Juízes Federais do Brasil - Ajufe, Sindicato das Empesas de Ônibus do Ceará - Sindiônibus, Sindicato dos Trabalhadores da Justiça Federal no Ceará - Sintrajufe, Secretaria do Trabalho e Desenvolvimento Social do Estado do Ceará - STDS e do Serviço Nacional de Aprendizagem Comercial – SENAC. As parcerias firmadas são essenciais para o sucesso do projeto.

Concurso de redação

A Esmafe promove, ao final do ano, o concurso de redação que premia os estudantes das escolas participantes. Cada aluno recebe, no dia da visita, uma folha de redação para, em 30 linhas, expressar o que mais chamou a atenção no momento proporcionado na Justiça Federal. Os melhores textos receberão prêmios ofertados pelos parceiros do projeto. 

Fonte: JFCE