Você está aqui: Página Inicial > Outras Notícias > 2013 > Maio > Mesa-redonda discute “Direito de Transição: Anistia, Memória e Comissão da Verdade”

Mesa-redonda discute “Direito de Transição: Anistia, Memória e Comissão da Verdade”

publicado 13/05/2013 15h55, última modificação 11/06/2015 17h14

Discutir o processo de transição da ordem autoritária para a ordem democrática e analisar a reescrita da história do Brasil com o olhar voltado para o presente visando à prevenção da tortura.

Esses foram os objetivos da mesa-redonda "Direito de Transição: Anistia-Memória-Comissão da Verdade", que foi apresentada na última segunda-feira, 13 de maio, no Centro Cultural da Justiça Federal.

O evento contou com a coordenação da juíza federal Maria do Carmo Freitas Ribeiro e teve como palestrantes o promotor de Justiça Militar, Otávio Bravo, a advogada, professora universitária e membro da Comissão da Verdade do Rio de Janeiro, Nadine Borges e o representante as Defensoria Pública do Estado do Rio de Janeiro no CEPCT/RJ, Henrique Guelber.

Presente na platéia, o advogado e ex-deputado federal Antonio Modesto da Silveira, lembrou o fato de ter sido sequestrado, à época da ditadura, pela "simples ousadia de defender princípios humanísticos".

O encontro foi aberto ao público e integrou o ciclo de palestras do projeto "Justiça e Pensamento", promovido pelo Tribunal Regional Federal da 2ª Região e pelo Centro Cultural da Justiça Federal. A série conta com diversos palestrantes, em apresentações mensais e gratuitas ao longo do ano. 

Fonte: JFRJ