Você está aqui: Página Inicial > Outras Notícias > 2013 > Maio > Nino Toldo toma posse como desembargador federal no TRF3

Nino Toldo toma posse como desembargador federal no TRF3

publicado 27/05/2013 15h50, última modificação 11/06/2015 17h14

O Tribunal Regional Federal da 3ª Região (TRF3) realizou, na última sexta-feira (24/5), sessão solene de posse do novo integrante da corte: o desembargador federal Nino Toldo. Nomeado pela presidente Dilma Roussef, no dia 15 de abril, para ocupar a vaga decorrente da aposentadoria do desembargador federal Paulo Lazarano Neto, Nino Toldo tornou-se desembargador pelo critério de antiguidade.

O presidente do TRF3, desembargador federal Newton De Lucca, ressaltou que “essa posse tem um significado especial, pois o desembargador Nino Toldo é uma pessoa extraordinária. Considero o Nino um grande magistrado, um colega leal, culto e sobretudo extremamente preocupado com o aperfeiçoamento do Judiciário. Eu tenho certeza que ele vai somar muito a este Tribunal e para o Poder Judiciário Brasileiro”, afirmou.

O corregedor-regional da Justiça Federal da 3ª Região, desembargador federal Fábio Prieto, homenageou o empossando e compartilhou um pouco da história do novo desembargador com os presentes. “Ele acompanhou todas as transformações que a nossa geração enfrentou. Em mais de 20 anos de magistratura, acumulou vasta experiência e sequer chegou aos 50 anos”. O corregedor também ressaltou qualidades pessoais do novo desembargador e o parabenizou pela alegria de sua família: “O sorriso é a âncora das relações. Quem sorri ama a vida. Nós estamos sorrindo com vocês”.

O ministro Dias Toffoli, do Supremo Tribunal Federal, lembrou que o novo desembargador está abrindo mão de poder ao deixar de ser monocrático para ser colegiado. “Mas a vocação de Nino é para o colegiado, pois ele sabe ouvir. Sabe que o trabalho de construção de um país é um trabalho coletivo”, destacou.

Em seu discurso de posse, o desembargador federal Nino Toldo defendeu a valorização da magistratura e lembrou o dia da sua posse como juiz federal em 1991, aos 27 anos de idade. “Estou muito emocionado por fazer parte do Tribunal, pois este é um sonho para todos que ingressam na carreira da magistratura. Vir para o TRF3 por antiguidade, depois de tantos anos, também me traz bem mais maduro, com uma vivência muito grande da 1ª instancia”, afirmou. O novo desembargador agradeceu emocionado o apoio dos magistrados, funcionários, amigos e especialmente familiares ao longo da sua carreira.

O desembargador Nino Toldo é presidente da Associação dos Juízes Federal (Ajufe) e destacou em seu discurso de posse o desempenho do TRF3. “Este Tribunal é o maior Tribunal Federal do país em quantidade de processos e tem conseguido julgar mais do que o número de novos casos que nele ingressam. Os membros desta Corte, incluindo-se os juízes federais convocados, têm trabalhado muito para diminuir o grande déficit jurisdicional existente”.

Fizeram parte da mesa de honra o presidente do TRF3, desembargador federal Newton De Lucca; o ministro do STF Antonio Dias Toffoli; o deputado federal Arnaldo Faria de Sá; a procuradora regional da República Janice Barreto Ascari e o representante da OAB/São Paulo, Carlos Roberto Fornes Mateucci.

Fonte: TRF3