Você está aqui: Página Inicial > Outras Notícias > 2013 > Maio > Tratamento oncológico pelo SUS é tema de palestra de Inez Gadelha na JFAL

Tratamento oncológico pelo SUS é tema de palestra de Inez Gadelha na JFAL

publicado 28/02/2013 15h00, última modificação 11/06/2015 17h14

A renomada médica oncologista e coordenadora-geral de alta e média complexidade da Secretaria de Atenção à Saúde (SAS) do Ministério da Saúde, Maria Inez Pordeus Gadelha faz palestra sobre a “Cobertura do Sistema Único de Saúde (SUS) nos Tratamentos Oncológicos”, na próxima terça-feira,  dia 05/03/2013, a partir das 14 horas, no auditório da Justiça Federal em Alagoas (JFAL).

O objetivo é que por meio da informação e do debate seja possível a solução de parte dos problemas de saúde que caminham para esfera jurídica. É fundamental entender a organização do sistema de saúde para saber a origem da elevada demanda judicial.

O evento é promovido pela Advocacia Geral da União em Alagoas (AGU/AL) e Justiça Federal em Alagoas, por meio do procurador-chefe Miguel Angelo Feitosa Melo, e pelo diretor do Foro da JFAL, juiz federal Paulo Machado Cordeiro.

Segundo Inez Gadelha, as causas das altas demandas judiciais são “variadas, complexas e pontuais, dependendo de cada cidade”. Há por exemplo, de acordo com a médica oncologista, muitos conflitos de aquisição de medicamentos contra o câncer, pois não existe uma relação fixa de remédios, devido à ampla complexidade da doença.

"O evento conta com a com a participação de uma das maiores especialistas do tema no Ministério da Saúde para amplo debate dentro da perspectiva da análise do programa da política pública e todas as suas nuanças administrativas, sendo muito importante a participação de todos”, destaca o diretor do Foro Paulo Cordeiro.

São convidados a participar do debate: representantes do Ministério Público Federal, Ministério Público Estadual; Defensoria Pública Federal e Estadual; governos estadual e municipal; procuradorias do Estado e dos Municípios; secretários estadual e municipal de saúde de Maceió; presidente do Conselho Municipal de Saúde de Maceió e o gestor do Fórum Estadual da Saúde; magistrados, servidores e o público interessado.

 

Histórico

 

Maria Inez Pordeus Gadelha é médica desde 1974, pela Universidade Federal da Paraíba, com residência médica em Oncologia Clínica, no Instituto Nacional do Câncer (Inca), onde atuou como médica oncologista, função exercida também no Hospital Naval Marcílio Dias, no Centro Médico Naval do Rio de Janeiro/Ministério da Marinha.

Possui título de especialista médica em Educação para a Saúde pelo Núcleo de Tecnologia Educacional para a Saúde – NUTES/Universidade Federal do RJ e de Especialista em Administração – MBA - Saúde - Instituto Copead/Universidade Federal do RJ. Tem estágio em Hematologia no Instituto Nacional de Cancerologia no México.

 Passou a se dedicar exclusivamente ao serviço público, como médica assistente e em gestão atuando como gerente da Campanha Nacional contra o Câncer, do Ministério da Saúde. No Instituto Nacional do Câncer foi chefe da Divisão de Apoio e Acompanhamento dos Serviços de Oncologia e gestora em diversos outros setores do Instituto. Desde 1975, realizou cerca de 400 palestras e tem 106 trabalhos publicados.

Fonte: Supervisão de Comunicação da Justiça Federal em Alagoas