Você está aqui: Página Inicial > Outras Notícias > 2013 > Março > Parceria do TRF4 com restaurante de Porto Alegre encaminha estagiários da FASE ao mercado de trabalho

Parceria do TRF4 com restaurante de Porto Alegre encaminha estagiários da FASE ao mercado de trabalho

publicado 13/03/2013 17h40, última modificação 11/06/2015 17h14

Jovens aprendem de forma prática a exercer a função de garçom

O curso de formação de garçons, promovido pelo Setor de Ações Socioambientais (SETASA) do Tribunal Regional Federal da 4ª Região (TRF4) entrou em uma nova etapa. Agora, os estagiários do Programa de Educação Pelo Trabalho (PET), parceria do TRF4 com a FASE, estão aprendendo na prática a profissão por meio de um convênio do tribunal com um restaurante de Porto Alegre (RS). 

Os jovens em situação de vulnerabilidade social e em cumprimento de medida socioeducativa que realizam trabalho educativo no tribunal  também estão sendo preparados para o mercado de trabalho. Depois das aulas teóricas que começaram em janeiro, eles estão realizando as aulas práticas da atividade na Churrascaria Galpão Crioulo, localizada no Parque da Harmonia na capital gaúcha. 

Comandados pelo professor Silvio César Alves Rodrigues, os alunos exercitam os conhecimentos da profissão de garçom no salão da churrascaria.  Além dos estagiários do PET, a turma também é formada por jovens moradores da Vila Chocolatão e da “Casa Amarela”, projeto do Instituto Recriar que atende crianças e adolescentes vindos de famílias desagregadas. Além das aulas práticas, para concluir o curso, os estudantes vão realizar um estágio de 30 horas trabalhando no restaurante.

“É gratificante, porque estou tendo a chance de seguir uma carreira através dessas aulas. Aprender uma nova profissão é muito motivador e me dá novas oportunidades que nunca imaginei que teria”. É dessa maneira que o aluno Angelo Miguel Amaral Marinho, estagiário do setor de informática do TRF4, avalia o impacto positivo que o curso de formação tem em sua vida.

Fonte: Ascom - TRF4