Você está aqui: Página Inicial > Posse do ministro Raul Araújo na Corregedoria-Geral da JF

Posse do ministro Raul Araújo na Corregedoria-Geral da JF

publicado 18/09/2017 19h36, última modificação 18/09/2017 19h37
Quando 18h30 19h30 21/09/2017
das até
Onde Auditório do CJF
Adicionar evento ao calendário vCal
iCal

O ministro Raul Araújo, do Superior Tribunal de Justiça (STJ), tomará posse no dia 21 de setembro, no cargo de corregedor-geral da Justiça Federal, em substituição ao ministro Mauro Campbell Marques. A solenidade está marcada para as 18h30, no auditório do Conselho da Justiça Federal (CJF), em Brasília,

O cargo de corregedor-geral integra a estrutura do CJF, órgão que supervisiona a Justiça Federal de primeira e segunda instâncias, nas áreas orçamentária e administrativa. Entre outras competências, o corregedor-geral realiza inspeções e correições ordinárias nos tribunais regionais federais (TRFs), exerce a fiscalização e o controle da Justiça Federal, assim como a supervisão técnica e o controle da execução das deliberações do CJF.

O corregedor-geral também exerce os cargos de presidente da Turma Nacional de Uniformização dos Juizados Especiais Federais (TNU), dos Conselhos das Escolas da Magistratura Federal (Cemaf) e do Fórum Permanente de Corregedores da Justiça Federal, além de dirigir o Centro de Estudos Judiciários (CEJ) do CJF e de coordenar a Comissão Permanente dos Coordenadores dos Juizados Especiais Federais.

Os jornalistas interessados em participar da cerimônia devem encaminhar e-mail para imprensa@cjf.jus.br, informando nome completo, telefone e o veículo de imprensa.

Perfil

Raul Araújo Filho nasceu em 10 de maio de 1959, na cidade de Fortaleza (CE). É filho de Raul Araújo e Iracema Coêlho Araújo. Ele é casado com Maria José Fontenelle Barreira Araújo.

Formou-se bacharel em Direito pela Universidade Federal do Ceará (julho de 1981) e em Economia pela Universidade de Fortaleza (dezembro de 1985). Foi advogado, promotor de Justiça, procurador do Estado do Ceará, e desembargador do Tribunal de Justiça cearense.

Em maio de 2010, tomou posse como ministro do Superior Tribunal de Justiça. Atualmente, é presidente da 2ª Seção, membro da Corte Especial e integrante da 4ª Turma e da Comissão de Documentação do STJ. Também é membro efetivo do Colegiado do CJF e da Comissão Ibero-Americana de Ética Judicial.