Implementar o Processo de Engenharia de Software do CJF - PES-CJF
Identificação do Projeto

Nome: Implementar o Processo de Engenharia de Software do CJF - PES-CJF

Data do início : Maio de 2016

Gestor do Projeto : Marcelo Barreto de Arruda

Processo Administrativo: CJF-ADM-2015/00383.23

Participantes : image

Gerente do Projeto: Marcelo Barreto de Arruda

Custo Planejado :

Custo Executado :

Implementação:
100%
Acompanhamento:
Objetivo do Projeto

Institucionalizar, através de ato normativo do CJF, o Processo de Engenharia de Software do CJF - PES-CJF já utilizado pela Subsecretaria de Engenharia de Software - SUSOF/STI.


Justificativa

A Engenharia de Software consiste na aplicação de uma abordagem sistemática, controlada e mensurável para o desenvolvimento, operação e manutenção de software. Um processo de Engenharia de Software é formado por um conjunto de atividades ordenadas, que produzem artefatos, realizadas por pessoas, recursos, ou estruturas organizacionais, tendo como objetivo produzir e manter os produtos de software finais requeridos. No Conselho da Justiça Federal - CJF, a Seção de Suporte à Engenharia de Software - SESUPE da Subsecretaria de Engenharia de Software - SUSOF / STI é responsável por definir e manter o Processo de Engenharia de Software do CJF - PES-CJF.

O PES-CJF foi definido em 2011 e desde então é utilizado para o desenvolvimento e manutenção de software do CJF. Este processo tem contribuído de maneira significativa para a padronização e melhoria das atividades permitindo o controle, a mensuração e a identificação de gargalos.

Entretanto, o PES-CJF e o seu uso não estão institucionalizados por nenhum ato administrativo do CJF trazendo riscos para o seu cumprimento pelos servidores e gestores da STI de maneira independente, seja de mudanças de gestão, seja de fornecedores de serviços como fábricas de software.

Diante do exposto, é necessário que o PES-CJF seja institucionalizado através de ato administrativo para dar o respaldo organizacional necessário a fim de permitir a execução e melhoria contínua das atividades de desenvolvimento e manutenção de software para o CJF e Justiça Federal.

Escopo do Projeto

  • Consolidar a documentação existente;
  • Elaborar a minuta do ato normativo de institucionalização do processo e seus anexos contendo o desenho e a descrição do processo de engenharia de software, os artefatos, listas de verificação e diretrizes.
  • Submeter à Secretaria-Geral para aprovação e publicação;
  • Apresentar, após publicação, o processo aos gestores de sistema do CJF;

  • Não-Escopo do Projeto

    Implementar melhorias no processo existente.

    Tema Estratégico

    Gestão da Tecnologia da Informação

    Objetivo Estratégico

  • Aperfeiçoar a governança de Tecnologia da Informação no Conselho da Justiça Federal;
  • Assegu

  • 2015 © Conselho de Justiça Federal - Secretaria de Estratégia e Governança - observatorio@cjf.jus.br