Iluminares - Modelo de Gestão por Competência com foco em capacitação no CJF
Identificação do Projeto

Nome: Iluminares - Modelo de Gestão por Competência com foco em capacitação no CJF

Data do início : 06/03/2017

Gestor do Projeto : Ana Maria da Silva Herath

Processo Administrativo: CJF-ADM-2015/00383.34

Participantes : image

Gerente do Projeto: Hugo Bittencourt de Oliveira Rozendo

Custo Planejado : R$10.000,00

Custo Executado :

Implementação:
67%
Acompanhamento:
Objetivo do Projeto

Implantar os ciclos de avaliação por competências com foco em capacitação no Conselho da Justiça Federal.


Justificativa

A Gestão por Competências no Conselho da Justiça Federal se estruturou como um programa de desenvolvimento gerencial visando potencializar as capacidades profissionais dos servidores. Sua implantação se faz por meio de blocos de intervenção, que se sucedem um a um, onde vai-se desenhando cada fase, conforme os resultados que a organização pretende alcançar.
Durante o andamento do projeto piloto, iniciado em 2002, os órgãos participantes (CJF, TRF da 1ª Região e SJ/DF) verificaram que para dar maior valoração ao projeto seria necessário a participação de toda Justiça Federal na elaboração do Dicionário de Competências da Justiça Federal, haja vista o resultado do projeto influenciar, num futuro próximo, todos os servidores dos tribunais e seções judiciárias.
Após o cumprimento da 1a etapa e de sua avaliação, tendo em vista os resultados obtidos, concluiu-se ser fundamental a continuidade do projeto para que se pudesse implantar efetivamente os produtos gerados.
A realização dessa 1ª etapa propiciou também à equipe do projeto conhecer e experimentar como funciona o Modelo, além de avaliar a importância de desenhar cada etapa passo a passo, conforme as demandas da Justiça Federal. Por isso, a modificação do formato do projeto, ora proposta considerando hora/desenvolvimento e/ou custo/participante, para atividades individuais, e não mais etapas fechadas, facilitará a conclusão da implantação do projeto com menor custo e mais rapidez e dinamismo.
Ao final dos trabalhos de ampliação do projeto de Gestão por Competências (1ª etapa), obteve-se como resultado os documentos: “Dicionário de Competências e o agrupamento dos cargos/funções da Justiça Federal”.
Nesse projeto atual, o que se pretende é o resgate do que já foi desenvolvido, com as adequações devidas, e implementação da 1ª rodada de avaliação gerencial com os gestores do CJF, ocupantes de cargos comissionados (CJ 1 a 4), no ano de 2017. Além, de dar andamento ao projeto com a identificação das competências técnicas das unidades do CJF para que em 2018, ou até mesmo no final de 2017, os servidores possam ser avaliados para coleta das demandas de capacitação, a fim de que o CEJ possa elaborar programação bianual de capacitação baseada nos gaps ou potenciais de competências.
A demanda está contida no Planejamento Estratégico da JF e do CJF, no que se refere ao objetivo: Melhoria da gestão de pessoas (JF) e Desenvolver o potencial humano no CJF (CJF). Além, de ser uma boa prática do STJ, a qual está sendo adaptada ao CJF.
Também está alinhada às Resolução CNJ n. 240/2016, que trata da política nacional de gestão de pessoas no Poder Judiciário com destaque para o princípio que trata do reconhecimento de que as atividades desempenhadas exigem competências específicas e o aprendizado individual e coletivo contínuo vinculado à experiência de trabalho; e as diretrizes que determinam o desenvolvimento de ações de educação fundadas na Política Nacional de Formação e Aperfeiçoamento dos Servidores do Poder Judiciário, possibilitando a aquisição, o desenvolvimento e o alinhamento de competências individuais e organizacionais e assegurar oportunidades de desenvolvimento e de aquisição de competências gerenciais aos gestores e potenciais sucessores em condições de igualdade e acessibilidade.
Também se alinha à Resolução CNJ n. 192/2014, que trata da Política Nacional de Formação e Aperfeiçoamento dos servidores do Poder Judiciário, com destaque ao princípio que preconiza a integração permanente da educação com o planejamento estratégico do Poder Judiciário, com o desenvolvimento de competências necessárias para o cumprimento da missão, alcance da visão e execução da estratégia. Tendo as unidades de formação que oferecer ações educativas para o desenvolvimento das competências necessárias ao alcance dos objetivos estratégicos definidos.
Destaca-se, ainda, o relatório de auditoria do TCU, TC 016.061/2014-4, que recomenda às unidades de formação ofertas de ações educativas para o desenvolvimento das competências necessárias ao alcance dos objetivos estratégicos definidos pelo Tribunal.
A gestão por competência com foco em capacitação possibilitará ao CEJ utilizar os resultados para elaborar o plano bienal de capacitação dos servidores do Conselho da Justiça Federal, possibilitando ao gestor e ao servidor o acompanhamento do desenvolvimento. Para a instituição, a métrica utilizada na avaliação servirá para dar transparência do plano de capacitação a ser elaborado, justificar a participação em eventos externos conforme demandas solicitadas, propiciar a reflexão sobre o autoconhecimento do avaliado, e fornecer estudos sobre a eficiência da produtividade com base na capacitação. Orientará enfim a elaboração dos itinerários formativos previstos no Projeto Político-Pedagógico da JF.

Escopo do Projeto

1. Gestão da informação – identificar todas as informações sobre o projeto gestão por competências na Justiça Federal e montar repositório;
2. Implementar o 1º Ciclo de Avaliação por Competência Gerencial;
3. Implementar o 1º Ciclo de Avaliação por Competências Técnica;
4. Analisar e propor manutenção evolutiva do Sistema Gescom;
5. Implementar Programa de Avaliação por Competências.

Não-Escopo do Projeto

Modelo para atender toda Justiça Federal

Tema Estratégico

Inovação e alinhamento transorganizacional

Objetivo Estratégico

Contribuir para o desenvolvimento do potencial humano na Justiça Federal

2015 © Conselho de Justiça Federal - Secretaria de Estratégia e Governança - observatorio@cjf.jus.br