Contratação de serviços em nuvem computacional
Identificação do Projeto

Nome: Contratação de serviços em nuvem computacional

Data do início : 20.10.2018

Gestor do Projeto : Divailton Teixeira Machado

Processo Administrativo: 0002456-51.2019.4.90.8000

Participantes : image

Gerente do Projeto: André Ricardo Lapetina Chiaratto

Custo Planejado : 15.000.000,00

Custo Executado :

Implementação:
100%
Acompanhamento:
Objetivo do Projeto

Prover inicialmente infraestrutura de nuvem privada como serviço aos órgãos da Justiça Federal, bem como compartilhar em serviço de nuvem sistemas de informação em âmbito nacional, provendo um ambiente de desenvolvimento colaborativo. A decisão de começar com uma infraestrutura de nuvem privada foi projetada para evitar questões de segurança de dados e de infraestrutura, adquirir maior conhecimento para provisionamento de recursos em nuvem, evitar dependências de provedores e as falhas de integração tão comuns em infraestrutura de nuvem pública.


Justificativa

Para atender ao Macrodesafio “Melhoria da infraestrutura e governança de TIC”, que visa garantir confiabilidade, integralidade e disponibilidade das informações, dos serviços e sistemas essenciais da justiça, por meio do incremento e modernização dos mecanismos tecnológicos, controles efetivos dos processos de segurança e de riscos, assim como a otimização de recursos humanos, orçamentários e tecnológicos, o CJF hospeda diversos sistemas nacionais que atendem a toda Justiça Federal - JF, requerendo atualização tecnológica constante e monitoramento contínuo 24 horas 7 dias da semana. Esta estratégia trouxe um ganho significativo à Justiça Federal, tanto do ponto de vista da gestão, como da disponibilidade dos serviços, bem como proporciona economia de recursos humanos e financeiros, uma vez que desobriga os demais órgãos da JF que os utilizam, a realizar investimentos para sustentação destes sistemas. Nos últimos anos houve um acréscimo significativo de demandas na área de TI do CJF e consequentemente aumentaram-se os investimentos nesta área, que em contrapartida passou a ser mais exigida, tendo que apresentar soluções rápidas e eficientes para demandas cada vez mais urgentes. Uma das necessidades decorrentes desse cenário é a constante ampliação da infraestrutura tecnológica e a capacidade de gerenciamento dessa infraestrutura, para suportar todas as demandas determinadas. Avaliando as tendências de mercado para alternativas de soluções que atendam a esse cenário, identificamos que parte das necessidades pode ser atendida através da utilização de infraestrutura de nuvem (pública, privada ou híbrida) tendo em vista algumas características primordiais inerentes a este tipo de serviço, como: flexibilidade, agilidade e escalabilidade do ambiente, atendimento aos picos de demanda sem muito recursos físicos, agilidade na entrega dos serviços, autoatendimento sob demanda, mensuração do serviço, maior disponibilidade, entre outros. Atualmente o CJF possui, em seu ambiente interno, infraestrutura e soluções de virtualização, disponibilizando diversos serviços de rede, sistemas corporativos e serviços ao público externo. Entretanto, pretende-se aplicar a estratégia, cada vez mais emergente no mercado, de evoluir esse ambiente físico e local, baseando-se em tecnologia de cloud (nuvem), possibilitando a otimização dos recursos computacionais, a agilidade na entrega de serviços, a orquestração, a automação de processos, e alta disponibilidade dos serviços.

Escopo do Projeto

• Prover infraestrutura de nuvem privada, podendo ser consumida pelos órgãos da JF como infraestrutura como serviço ou plataforma como serviço; • Prover um ambiente de desenvolvimento colaborativo de sistemas nacionais; • Estabelecer uma base para novos serviços e sistemas nacionais (Ex. Sistema Assistência Judiciária Gratuita – AJG, Sistema Nacional de Controle de Transferência de Presos – SNCTP, Sistema Nacional de Gestão de Recursos Humanos - SGRH, Sistema Eletrônico de Informações – SEI, etc), visando maior agilidade na implementação e entrega dos serviços; • Permitir futuramente extensão até os provedores de serviços externos (público ou privado); • Prover autoatendimento sob demanda, onde os órgãos da JF poderão provisionar recursos; • Possibilitar a mensuração do serviço; • Implementar segurança de nuvem; • Definir solução de backup do ambiente; • Prover solução de continuidade de serviços (Disaster Recovery – DR); • Disponibilizar recursos (aplicações, sistemas, etc) através da rede.

Não-Escopo do Projeto

• Prover ambiente de backup aos órgãos da JF; • Permitir a integração / interoperabilidade entre os datacenters dos órgãos da JF inclusive com a instalação de links de comunicação dedicados.

Tema Estratégico

Objetivo Estratégico

Assegurar a efetividade dos serviços de Tecnologia da Informação para o Conselho da Justiça Federal

2015 © Conselho de Justiça Federal - Secretaria de Estratégia e Governança - observatorio@cjf.jus.br