Contratação de Programa de Residência em Tecnologia da Informação
Identificação do Projeto

Nome: Contratação de Programa de Residência em Tecnologia da Informação

Data do início : 11.11.2019

Gestor do Projeto : Tiago da Costa Peixoto

Processo Administrativo: 0006037-51.2019.4.90.8000

Participantes : image

Gerente do Projeto: André Ricardo Lapetina Chiaratto

Custo Planejado :

Custo Executado :

Implementação:
9%
Acompanhamento:
Objetivo do Projeto

Implantar um programa de residência em Tecnologia da Informação no Conselho da Justiça Federal em parceria com uma Universidade de Ensino; O objetivo central do projeto é proporcionar uma quantidade de residentes que terão carga horária definida pela universidade e cumprirão jornada de residência no CJF, desenvolvendo projetos de inovação e pesquisa de inovação de soluções, alinhados com a Direção do CJF, agregando conhecimento e associando a teoria aprendida na universidade com a prática abordada pelo CJF.


Justificativa

Programas de residência em Tecnologia da Informação (TI) são projetados para capacitar e inserir no mercado de trabalho profissionais de TI que são tão importantes para a área estratégica de qualquer instituição, ainda mais diante da necessidade latente de mão de obra qualificada na área de TI atualmente. Esses programas inserem seus residentes em ambientes e projetos reais de empresas de TI ou instituições públicas que necessitem dessa demanda, ao mesmo tempo que promovem a capacitação dos participantes, usualmente em nível de pós-graduação lato sensu. A incorporação desse programa e a consequente inclusão de atividades de inovação tecnológica fomentarão a inovação da área de TI na Justiça Federal, já que promovem o desenvolvimento de mão de obra qualificada, logo, um importante mecanismo para o fortalecimento do polo de Tecnologia da Informação do Distrito Federal. A aproximação com instituições de ensino facilita tanto os processos de transferência de tecnologias desenvolvidas pela universidade, como permite um melhor entendimento dos problemas enfrentados na prática, em contextos reais. Percebe-se ainda a escassez de profissionais de TI com conhecimento na área judiciária e nas tecnologias utilizadas no Conselho da Justiça Federal (CJF) e na Justiça Federal. Esta realidade acarreta constantes problemas à Justiça Federal, visto que mesmo contratando empresas para atividade de TI e com o apoio dos servidores de TI, os profissionais existentes no quadro não atendem de forma plena as demandas da Justiça Federal. A residência em Tecnologia da Informação representará um espaço de estudos e de aprofundamento das técnicas e metodologias de TI aplicadas ao Poder Judiciário, em especial à Justiça Federal, complementando a formação da graduação com disciplinas específicas relevantes ao profissional voltado ao Poder Judiciário. O projeto é um pequeno passo para a concretização da Visão de Futuro do CJF, pois busca a inovação tecnológica dentro da Justiça Federal e concentra esforços para liderar ações efetivas no ambiente de TI com recursos humanos externos.

Escopo do Projeto

• Inserir os residentes em ambientes e projetos reais de TI, permitindo um melhor entendimento dos problemas enfrentados na prática; • Propiciar atividades de inovação tecnológica na área de TI para a Justiça Federal; • Facilitar os processos de transferência de tecnologias desenvolvidas pela universidade; e • Promover o desenvolvimento de mão de obra qualificada para a sociedade, sendo um importante mecanismo para o fortalecimento do polo de Tecnologia da Informação.

Não-Escopo do Projeto

Tema Estratégico

Gestão da Tecnologia da Informação

Objetivo Estratégico

Assegurar a efetividade dos serviços de Tecnologia da Informação para o Conselho da Justiça Federal

2015 © Conselho de Justiça Federal - Secretaria de Estratégia e Governança - observatorio@cjf.jus.br