Governança de Dados no Relatório de Gestão
Identificação do Projeto

Nome: Governança de Dados no Relatório de Gestão

Data do início : abril 2022

Gestor do Projeto : Meirielle Viana Pires

Processo Administrativo: 0003830-96.2021.4.90.8000

Participantes :

Gerente do Projeto: Silvana Conceição Dias Soares

Custo Planejado : Não há custo com contratação / aquisição

Custo Executado : 0

Implementação:
100%
Acompanhamento:
Objetivo do Projeto

O projeto tem como objetivo reduzir o retrabalho e o tempo para a elaboração da prestação de contas, por meio da aplicação da governança de dados.


Justificativa

Com a necessidade de fortalecimento da confiança social nas instituições públicas, surgiu um movimento de constante transformação nos órgãos e nas entidades governamentais, para garantir que suas iniciativas fossem efetivas e estivessem, de fato, direcionadas ao atendimento do interesse público. Nessa perspectiva, o Tribunal de Contas da União passou a recomendar, em especial nos Acórdãos n. 358/2017, n. 588/2018 e n. 2.699/2018, a adoção de ações voltadas ao aperfeiçoamento da governança e da gestão pública, além de promover pesquisa, desde 2013, sobre a situação de governança e gestão nas organizações federais públicas, de maneira a identificar os pontos mais vulneráveis e introduzir melhorias nessas áreas. Partindo então da necessidade de melhorar o serviço prestado, uma boa prática implementada é a governança de dados sendo entendida como um conjunto de políticas, processos e estrutura organizacional para apoiar o gerenciamento de dados corporativos. Estruturar a governança de dados fornece entendimento, segurança e confiança envolvendo os dados de uma organização entre as partes interessadas, especialmente à medida que se acumulam mais fontes de dados e ativos. Esse mapeamento e integração de dados se torna cada vez mais importante à medida que impacta os fluxos de trabalho e a tomada de decisão de várias equipes que podem estar trabalhando com dados diferentes sobre o mesmo assunto o que acarretaria, no pior cenário, a tomada de decisões em sentidos opostos. O primeiro passo para criar governança de dados, segundo metodologia Gartner, é a definição do resultado organizacional que poderia ser incrementado com esta medida. Em análise da equipe técnica da Secretaria de Estratégia e Governança escolheu-se como piloto da metodologia o relatório de gestão institucional. Tal produto institucional foi escolhido pois apesar de ser entregue a tempo ao Tribunal de Contas da União percebe-se que o levantamento e a consolidação das informações pelas unidades é feita, geralmente, somente ao final do ano, contando com a memória do que foi feito no período que passou, muitas vezes acarretando retrabalho para correção de informação lançada ou até mesmo informações diferentes sobre o mesmo tema a depender a unidade que lançou. Entende-se que com uma boa governança de dados o relatório de gestão melhoraria sua qualidade tanto para análise do TCU quanto para a transparência para a sociedade. Desta forma, pretende-se desenvolver projeto seguindo modelo da pirâmide que conecta dados e valor institucional, conforme abaixo:

Escopo do Projeto

• Definir patrocinador e equipe/comitê • Definir situação atual e a desejada • Definir resultado a ser incrementado: Reduzir o tempo e o retrabalho para elaboração do Relatório de Gestão a partir do gap identificado na etapa anterior. • Definir administradores de dados • Definir indicadores de melhoria • Levantar processos de trabalho relacionados • Definir dados necessários • Criar plano de ação para incrementar a governança de dados • Documentar metodologia

Não-Escopo do Projeto

Não está incluído no escopo a elaboração de política de governança de dados

Tema Estratégico

Objetivo Estratégico

Promover a gestão do conhecim/ e da inovação para aperfeiçoamento da gestão judicial e admin no CJF

2015 © Conselho de Justiça Federal - Secretaria de Estratégia e Governança - observatorio@cjf.jus.br