Inova CJF
Identificação do Projeto

Nome: Inova CJF

Data do início : 01/08/2023

Gestor do Projeto : Juiz Federal Daniel Marchionatti Barbosa

Processo Administrativo: 0002047-11.2023.4.90.8000

Participantes :

Gerente do Projeto: Meirielle Viana Pires

Custo Planejado :

Custo Executado :

Implementação:
100%
Acompanhamento:
Objetivo do Projeto

Promover e fomentar a cultura da inovação no âmbito do CJF.


Justificativa

O projeto visa dar cumprimento à Resolução do CNJ n. 395, de 7 de junho de 2021, que instituiu a Política de Gestão da Inovação, no âmbito do Poder Judiciário, atendendo o preceito disposto no art. 2º do referido normativo que considera “inovação a implementação de ideias que criam uma forma de atuação e geram valor para o Poder Judiciário, seja através de novos produtos, serviços, processos de trabalho, ou uma maneira diferente e eficaz de solucionar problemas complexos encontrados no desenvolvimento das atividades que lhe são afetas”. Além do mais, a proposta vai ao encontro do Plano Estratégico da Justiça Federal – 2021/2026 que apresenta como macrodesafios o de “Aperfeiçoamento da Gestão administrativa e da governança judiciária” e de “Promover a gestão do conhecimento e da inovação para aperfeiçoamento da gestão judicial e administrativa no CJF”, temas que englobam diretamente a inovação, tendo em vista ser esta uma forma de aperfeiçoamento da gestão. Ademais, na Reunião de Estratégica do CJF, em 13 de dezembro de 2022, identificou-se a necessidade de aprimorar o Laboratório de Inovação do CJF. O LAB-CJF foi institucionalizado por meio da Portaria CJF n. 432, de 18 de agosto de 2021. No entanto, há um desafio para sua efetividade, a necessidade de envolvimento e engajamento dos servidores do CJF como atores-chave nos processos de inovação. Nesse sentido, é essencial criar oportunidades para que esses servidores se tornem protagonistas na implementação de práticas inovadoras, desenvolvendo soluções específicas para os desafios enfrentados pelo CJF. Desta forma, propõe-se o presente projeto, visando o cumprimento das normas vigentes que versam sobre o tema, bem como impulsionar o aperfeiçoamento dos processos de trabalho e serviços do CJF.

Escopo do Projeto

Realizar um concurso interno para escolha do nome do laboratório. Revisar o ato normativo que estabeleceu a política e o laboratório de inovação no CJF. Promover ações para fomentar os princípios, a importância e os benefícios da promoção de iniciativas inovadoras (palestra impactante). Divulgar cursos sobre inovação (ofertados por diversos órgãos sobre o tema). Realização de pesquisa junto às unidades do CJF para identificar possíveis “problemas” a serem trabalhados no Laboratório do CJF Criar o banco de ideias do Laboratório (canal permanente para recebimento de propostas). Classificação e consolidação das propostas enviadas (a Secretaria-Geral selecionará uma proposta dentre as enviadas, as demais ficariam no “banco de ideias” do Laboratório). Realizar oficinas internas, utilizando a abordagem do Design Thinking - DT*, para identificar e prototipar solução para o problema (preferencialmente com a participação voluntárias das unidades envolvidas no problema). Aprovação da solução pela alta gestão do CJF. Apresentação das soluções para a alta gestão do CJF.

Não-Escopo do Projeto

Não está incluído no projeto o desenvolvimento de projetos para implementação das soluções oriundas do laboratório, que deverão ser tratadas seguindo os trâmites já definidos no CJF.

Tema Estratégico

Objetivo Estratégico

2015 © Conselho de Justiça Federal - Secretaria de Estratégia e Governança - observatorio@cjf.jus.br