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Tabela 2 – Definições de Estratégia

Autor Conceito de estratégia
Chandler (1962) Determinação de objetivos básicos de longo prazo de uma empresa e a adoção de (das) ações adequadas.
Ansoff (1965) Conjunto de regras de tomada de decisão em condições de desconhecimento parcial. As decisões estratégicas dizem respeito à relação entre a empresa e o seu ecossistema.
Katz (1970) Refere-se à relação entre a empresa e seu ambiente: relação atual (situação estratégica) e relação futura (plano estratégico).
Simon (1971) Conjunto (de) das decisões que determinam o comportamento esperado em um período de tempo estabelecido (determinado).
Steiner; Miner (1977) Ação de forjar (de) missões da empresa, fixação (estabelecimento) de objetivos à luz das forças internas e externas, formulação de políticas específicas e estratégias para atingir objetivos e assegurar a adequada implantação, de forma a que os fins e objetivos sejam atingidos.
Porter (1980) Estratégia competitiva requer (são) ações ofensivas ou defensivas para criar uma posição defensável numa indústria, a fim de (para) enfrentar com sucesso as forças adversas (competitivas) e, assim, obter um retorno maior sobre o investimento.
Mintzberg (1988) Força mediadora entre a organização e o seu meio envolvente: um padrão no processo de tomada de decisões organizacionais para fazer face ao meio envolvente.
Mintzberg (1988) Força mediadora entre a organização e o seu meio envolvente: um padrão no processo de tomada de decisões organizacionais para fazer face ao meio envolvente.
Hamel; Prahalad (1995) Processo de construção do futuro, aproveitando competências fundamentais da empresa.
Hamel; Prahalad (1995) Processo de construção do futuro, aproveitando competências fundamentais da empresa.
Kaplan; Norton (1996) Parte de um processo contínuo (de) que se inicia na missão da organização, tendo posterior tradução em ações individuais, por meio da execução do trabalho dos (pelos) funcionários na linha de frente da ação e na retaguarda de apoio dos escritórios.
Matias- Pereira (2010) Representa o esforço desenvolvido pela instituição, organização ou empresa (pública ou privada) para antecipar o futuro.
Rezende (2011) Meios, formas, atividades ou caminhos para entender os objetivos da organização.