Você está aqui: Página Inicial > Notícias > 2009 > Agosto > CJF e STJ promovem Maratona Oficina de Reflexão 2009

CJF e STJ promovem Maratona Oficina de Reflexão 2009

publicado 18/08/2009 14h00, última modificação 11/06/2015 17h06

Refletir para mudar. Esse é o foco do trabalho que a Secretaria de Desenvolvimento Institucional (SDI) do CJF, em parceria com a Secretaria de Gestão de Pessoas do Superior Tribunal de Justiça (STJ), promove na Maratona de Oficinas de Reflexão 2009, do Programa Alvorecer.  Nesta segunda-feira, 17, os servidores de ambos os órgãos puderam conhecer a metodologia da oficina. Também foram abertas as inscrições para que os gestores solicitem a visita da equipe em suas áreas.

Durante a apresentação do evento, o médico do STJ, Andral Codeço Filho (foto à baixo), explicou a importância do programa e sua eficácia. Codeço mostrou que no 1º semestre de 2008, o Tribunal registrou uma média de 2,24% dias de afastamento. No mesmo período este ano, os dados caíram para 1,79%.  "A teoria e a prática do programa, que busca a prevenção e promove a reflexão de hábitos saudáveis, andam juntas. Reduzimos 1.529 dias de afastamento e R$ 619 mil dos custos", observou.

A secretaria da SDI, Márcia Lúcia Borges de Melo (foto à baixo), aproveitou a oportunidade para agradecer a todas as pessoas presentes e toda a equipe do Programa Alvorecer. "O CJF está preocupado com o bem estar do servidor. Essa parceria traz ganhos múltiplos para todos nós", disse. A secretária aproveitou para convidar a todos a participarem das oficinas. "Os gerentes já podem agendar a visita com a SDI. As oficinas demoram cerca de 40 minutos", explicou.

A oficina de reflexão, que conta com a participação de psicólogos e assistentes sociais é composta de três etapas: Na primeira etapa é apresentado um filme que explica a diferença entre hábitos e vícios e propõem uma reflexão de autoconhecimento. Em seguida, a equipe faz um exercício de reflexão, com algumas perguntas como: Como estou comigo mesma? Tenho cuidado do meu corpo? Como estou na família? Tenho contribuído para um ambiente favorável no trabalho? E, por fim, todos os participantes recebem um formulário, que recomenda um planejamento pessoal de suas ações.