Você está aqui: Página Inicial > Notícias > 2009 > Agosto > Ministro Hamilton Carvalhido se despede do CJF

Ministro Hamilton Carvalhido se despede do CJF

publicado 12/08/2009 16h10, última modificação 11/06/2015 17h06

O colegiado do Conselho da Justiça Federal (CJF) se despede de seu membro efetivo, o também corregedor-geral da Justiça Federal, ministro Hamilton Carvalhido, durante a próxima sessão da Casa, que acontece nesta quinta-feira (13). O ministro, que ingressou no Conselho no dia 31 de agosto de 2007, deixará o CJF em virtude do término do mandato. Em seu lugar ingressará o ministro Francisco Falcão.

A sessão será realizada às 10h, na sala de reuniões do CJF, no 3º andar do prédio Ministros I, no Superior Tribunal de Justiça (STJ), em Brasília.

O CJF funciona junto ao STJ, com a função de deliberar sobre assuntos administrativos e orçamentários da Justiça Federal de 1º e 2º graus. Sua missão principal é promover a integração institucional e a padronização de procedimentos administrativos.

 Histórico

O Ministro Hamilton Carvalhido é natural da cidade do Rio de Janeiro. Bacharelou-se em Direito pela Faculdade de Ciências Jurídicas daquele município, em 1963. Antes de chegar ao STJ, trilhou carreira no Ministério Público, iniciada em 1966, como Defensor Público. Foi promovido por merecimento a Promotor Substituto, e posteriormente a Promotor Público e a Procurador de Justiça. Em seguida, foi eleito membro do Conselho Superior do Ministério Público. Após compor o Órgão Especial do Colégio de Procuradores de Justiça, por dois mandatos consecutivos, tornou-se membro nato. Além disso, exerceu os cargos de 1o Subprocurador-Geral de Justiça, Procurador-Geral de Justiça, e Presidente do Conselho Nacional dos Procuradores-Gerais de Justiça do Brasil.

Desde 1999, o ministro compõe o Superior Tribunal de Justiça, onde atua como Presidente da 3a Seção e membro da 6a Turma, da Corte Especial, do Conselho de Administração e da Comissão de Jurisprudência. Passou a integrar o CJF, como membro suplente, desde agosto de 2005.

No magistério superior, o ministro lecionou nas Faculdades de Direito da Universidade Católica de Petrópolis e na Universidade Gama Filho, ambas no estado do Rio de Janeiro, no Centro Universitário de Brasília – UniCEUB, no  Instituto de Educação de Ensino Superior de Brasília- IESB e Instituto Brasiliense de Direito Público.