Você está aqui: Página Inicial > Notícias > 2009 > Agosto > Projeto de ergonomia do CJF é apresentado na China

Projeto de ergonomia do CJF é apresentado na China

publicado 10/08/2009 14h40, última modificação 11/06/2015 17h06

O "Programa de Necessidades", desenvolvido para o projeto ergonômico da sede do Conselho da Justiça Federal, será apresentado no  XVII Congresso da Associação Internacional de Ergonomia (IEA2009), que acontece de 9 a 14 de agosto de 2009, em Pequim, na China. O projeto de ergonomia é de autoria da arquiteta do Conselho Cláudia Patterson, e está sendo aprofundada como dissertação para o Programa de Pós-Graduação em Psicologia Social, do Trabalho e das Organizações da Universidade de Brasília, na área de Ergonomia da Atividade, sob a orientação da professora Júlia Abrahão, co-autora do programa. O trabalho foi aceito para apresentação oral no Congresso na área de Teoria da Atividade para Análises de Trabalho e Projeto.

"O espaço real: A dimensão comum da Ergonomia e da Arquitetura" é o tema do artigo que também será apresentado no Congresso e surgiu da aplicação do método de análise ergonômica do trabalho no dimensionamento e na qualificação dos espaços planejados para a sede do CJF. Os trabalhos apresentarão um recorte do que foi feito no Conselho. "A ênfase é a importância desse trabalho na contribuição da pesquisa científica para a associação da Arquitetura e da Ergonomia. E destaca a necessidade de parâmetros reais de dimensionamento de espaços a partir da análise da situação real de trabalho dos servidores do CJF", explica Cláudia Patterson.

Segundo a arquiteta, o projeto arquitetônico de ambientes de trabalho exige comunicação entre os diversos especialistas que contribuem para a criação coletiva dentro da instituição. “A Ergonomia e a Arquitetura se articulam pelo planejamento e pela investigação das atividades. O estudo ergonômico compreende as atividades humanas e seus requisitos de projeto. Por meio da prática arquitetônica se pode projetar os meios que as viabilizam”, afirma Cláudia Patterson.