Você está aqui: Página Inicial > Notícias > 2009 > Agosto > Via Legal: decisão judicial garante fornecimento de prótese

Via Legal: decisão judicial garante fornecimento de prótese

publicado 13/08/2009 14h50, última modificação 11/06/2015 17h06

O Via Legal desta semana mostra um exemplo de como, nem sempre, as pessoas se conformam diante das limitações. Depois de perder a perna num acidente, um professor de capoeira de Porto Alegre foi à luta. Ele não descansou até conquistar o direito a uma prótese especial. Tudo para continuar exercendo a profissão que escolheu. Quem mostra essa história de superação e perseverança é a repórter Analice Bolzan.

Segundo o Instituto Brasileiro de Geografia e Estatística (IBGE), o número de casamentos desfeitos cresceu 46% em uma década. Se a separação de um casal quase nunca é fácil, quando há filhos, então, as chances de desentendimento são ainda maiores. O que fazer, por exemplo, quando o pai ou a mãe resolve levar a criança para outro país? Juliano Domingues acompanhou o caso de um homem que briga nos tribunais para trazer de volta ao Brasil o filho levado para Portugal pela ex-mulher.

Parece inofensivo. Queimar a palha da cana de açúcar facilita o trabalho dos cortadores. O que pouca gente sabe é que essa prática ameaça o meio ambiente e também a saúde das pessoas. Erica Resende esteve em Araraquara, no interior paulista, onde a prática ainda é regra.  Ela explica a decisão judicial que liberou a queima, mas exigiu que até 2014 todas as lavouras passem a fazer a colheita mecanizada. A decisão considerou o fato de, hoje, a atividade ainda ser fundamental para a sobrevivência de milhares de pessoas. 

O programa traz ainda um dilema. O que é mais importante: preservar as características originais de uma cidade ou incorporar as modificações feitas em consequência do desenvolvimento? Alessandra de Castro mostra que, em Minas Gerais, a ampliação de um hotel acabou levando um empresário ao banco dos réus. Já no Distrito Federal, a briga é dos moradores do Cruzeiro, cidade satélite que fica próxima a Brasília. Eles querem manter as grades instaladas nos prédios residenciais. Embora sejam consideradas essenciais para a segurança, as cercas contrariam o projeto urbanístico do bairro. 

HORÁRIOS DE EXIBIÇÃO

TV BRASIL - DF
(canal  2)

Dia 15 de agosto 8h30

TV JUSTIÇA
(canal 95)

Dia 12 de agosto às 21h30
Dia 16 de agosto 18h
   
REDE DA TV EDUCATIVA
Dia de 15 de agosto às 8h30

REDE CULTURA 
Dia 15 de agosto às 7h30