Você está aqui: Página Inicial > Notícias > 2009 > Agosto > Via Legal: sete anos de histórias e desafios no ar

Via Legal: sete anos de histórias e desafios no ar

publicado 20/08/2009 09h10, última modificação 11/06/2015 17h06

Há sete anos, entrava no ar o programa Via Legal. O desafio? Falar  de educação, acessibilidade, saúde, cidadania e, o mais importante: ajudar quem precisa a ter acesso a esses direitos. Uma luta diária, travada  por uma equipe de quase trinta profissionais. Os repórteres Analice Bolzan, Juliano Domingues, Alessandra de Castro, Viviane Rosa e Erica Rezende  percorrem o país inteiro em busca de histórias de superação, coragem e esperança.

O  programa,  que a partir desta semana passa a ser apresentado pela jornalista Julieta Jacob, exibe uma edição especial sobre  cidadania. O destaque são as dificuldades e também as vitórias dos brasileiros que têm alguma deficiência. Um grupo numeroso, obrigado a vencer obstáculos na luta  por educação, transporte ou mesmo acesso a locais públicos.  De acordo com o Instituto Brasileiro de Geografia e Estatísticas (IBGE), em todo o país, são  25 milhões de pessoas nesta situação.
 
Na escola, o respeito à lei da acessibilidade  significa mais que assegurar os direitos do estudante com deficiência. É um passo importante para mudar histórias de preconceito e discriminação. No Recife, alunos de uma faculdade particular só passaram a contar com um intérprete de Libras, a Língua Brasileira de Sinais depois que aluna procurou a Justiça Federal.  O Via Legal ouviu os personagens dessa luta por inclusão e mostra o que melhorou  no dia a dia de quem estuda na instituição.

Nessa edição especial, tem ainda as conquistas dos servidores do Tribunal Regional Federal da quarta região em Porto Alegre. O programa relembra as mudanças que deixaram o prédio melhor preparado para  atender, por exemplo, os profissionais que dependem de uma cadeira de rodas.   O Via Legal também mostra a  preparação de cães guia em Brasília. O projeto que funciona no Corpo de Bombeiros treina animais que passam a ser os olhos de quem não enxerga. A iniciativa garante mais independência a gente do país inteiro mas, apesar da importância, esbarra na falta de recursos.  

HORÁRIOS DE EXIBIÇÃO

TV BRASIL - DF
(canal  2)

Dia 22 de agosto 8h30

TV JUSTIÇA
(canal 95)

Dia 19 de agosto às 21h30
Dia 23 de agosto 18h
   
REDE DA TV EDUCATIVA
Dia de 22 de agosto às 8h30

REDE CULTURA 
Dia 22 de agosto às 7h30