Você está aqui: Página Inicial > Notícias > 2014 > Outubro > Via Legal detalha exigências do INSS para liberar pagamento de pensão por morte

Via Legal detalha exigências do INSS para liberar pagamento de pensão por morte

publicado 16/10/2014 12h42, última modificação 11/06/2015 17h04

Por lei, filhos, companheiros, pais e até irmãos podem receber pensão por morte de um segurado do INSS. O Via Legal desta semana explica as regras para a liberação do benefício e detalha as dificuldades que ainda são enfrentadas pelos dependentes. Os problemas costumam ser mais frequentes quando o pedido parte de pais ou irmãos. É que, nesses casos, a dependência financeira precisa ser comprovada pelo interessado, uma exigência que muitas vezes justifica respostas negativas da Previdência Social. A reportagem é de Eliane Wirthmann.

 

Ainda sobre o INSS, o programa desta semana fala dos mecanismos de controle criados pela autarquia para evitar crimes no recebimento de benefícios como aposentadorias e pensões. No Rio Grande do Norte, uma mulher foi descoberta depois de receber por sete meses o benefício em nome da tia que já havia morrido. Alessandro Moura esteve no estado para mostrar a história que terminou com a condenação da acusada pelo crime de estelionato.

Direto de São Paulo, Erica Resende acompanha as discussões em torno do projeto para a expansão do porto de São Sebastião. As obras estão suspensas por ordem da Justiça Federal, que acatou pedido do Ministério Público e de ambientalistas. Trata-se de uma medida preventiva que tem como objetivo evitar danos irreversíveis ao ecossistema da região, já que o empreendimento deve avançar por uma área de mangue.

O programa também fala de mercado de trabalho. No Rio de Janeiro, a polêmica envolve a resistência de médicos e enfermeiros à exigência do Ministério da Saúde para o controle biométrico de frequência. Adeílton Oliveira explica que já foram duas ações questionando a implantação do sistema que, por enquanto, está mantido.

Já em Porto Alegre, a reação tem partido de médicos recém-formados que não acham justo serem convocados pelo Exército para prestar o serviço militar obrigatório. Dispensados aos 18 anos, eles são chamados para o compromisso cívico depois de terminarem a faculdade. A providência está amparada em lei mas, como conta Marcelo Magalhães,  tem gerado muita discussão nos tribunais.

O Via Legal é exibido nas TVs Cultura, Justiça, Brasil, além de outras 25 emissoras regionais. Confira os horários de exibição e assista também pela internet: www.programavialegal.blogspot.com e www.youtube.com/programavialegal.

 

HORÁRIOS DE EXIBIÇÃO

 

TV JUSTIÇA

15 de outubro – quarta-feira 22h

17 de outubro – sexta-feira 12h30

20 de outubro – segunda-feira 21h30

 

TV CULTURA

19 de outubro - domingo 6h30

 

TV BRASIL (Brasília – canal 02)

19 de outubro - domingo 6h