Você está aqui: Página Inicial > Notícias > 2021 > 04 Abril > Encontro Nacional de Tecnologia e Inovação do Poder Judiciário realiza segundo dia de debates

Notícias

Encontro Nacional de Tecnologia e Inovação do Poder Judiciário realiza segundo dia de debates

Enastic JF

por publicado: 09/04/2021 14h39 última modificação: 09/04/2021 14h45
O evento virtual e gratuito, realizado pelo CJF em parceria com o Judiciário Exponencial, será encerrado nesta sexta-feira (9/4)

Continua nesta sexta-feira (9/4) a programação da 4ª edição do Encontro Nacional de Tecnologia e Inovação do Poder Judiciário (Enastic JF). A primeira palestra“Tendências 2021 e além: tecnologia, inovação e gestão”, foi ministrada pelo advogado e idealizador do Judiciário Exponencial, Ademir Piccolique se aprofundou nas tecnologias que ocupam cada vez mais espaço no mercado e no Poder Judiciário 

Piccoli elencou a inteligência artificial, blockchain, a robótica, neurociência, manufatura digital e a biotecnologia como as principais tendências tecnológicas a serem implementadas pelas instituições. Nesse contexto, a segurança da informação e a proteção de dados foram destacados como os elementos mais importantes no processo de transformação digital.   

 Sandro Magaldi, co-fundador do meuSucesso.com, uma das principais plataformas focadas em empreendedorismo do Brasil, e coautor de diversos livros, dentre eles “Estratégia Adaptativa”, apresentado no evento, fez uma contextualização da transformação digital e o impacto desta no mundo. O especialista também reforçou a importância da adoção desse processo na Justiça Federal, de forma a otimizar a prestação do serviço jurisdicional. Para isso, ressaltou que a “educação e o desapego são a chave para a mudança”.  

Painel Nuvem 

Na sequência, o servidor da Seção Judiciária do Rio Grande do Sul, Luigi Frusciante Filho, que atua, desde 2012, na Corregedoria Nacional de Justiça e na Corregedoria-Geral da Justiça Federal integrando equipes de inspeção em assuntos relacionados à Tecnologia da Informação, mediou o painel “Nuvem: acelerando a transformação digital”. Ele descrevea trajetória da transformação tecnológica no Judiciário e falou sobre os primeiros sistemas informatizados, que possibilitaram acesso a processos do Brasil inteiro.  

Dando continuidade, o subsecretário de Governança de TI do CJF, André Ricardo Lapetina Chiaratto, apresentou todas as etapas de criação e implantação da Nuvem da Justiça Federal (Nujufe). Ele explicou que o projeto, iniciado em 2019, promove um ambiente colaborativo com maior agilidade na implantação e entrega de demandas. “O grande objetivo dessa solução é estabelecer uma base para todos os serviços e sistemas nacionais”, destacou Chiaratto.   

Além de descrever os benefícios da solução, o subsecretário mostrou toda a infraestrutura envolvida e elencou os sistemas que já foram migrados para a Nujufe, como AJG, SAE, Malote Digital. O gestor também tratou das dificuldades enfrentadas na trajetória da Nujufe e apresentou as próximas ações a serem adotadas.  

João Thiago Poçodiretor de Engenharia para Clientes de Setor Público na América Latina da Google Cloud, discorreu sobre os benefícios que a tecnologia de nuvem pode fornecer ao serviço público e informou que a empresa já conta com um workspace colaborativo totalmente focado na iniciativa pública.  

Enastic JF 

O evento virtual e gratuitorealizado pelo Conselho da Justiça Federal (CJF) em parceria com o Judiciário Exponencial, será encerrado nesta sexta-feira (9/4).  

Acompanhe a programação e saiba mais no site do Judiciário Exponencial.