Você está aqui: Página Inicial > Notícias > 2022 > Maio > “IX Jornada de Direito Civil” é encerrada com aprovação de 49 enunciados

Notícias

“IX Jornada de Direito Civil” é encerrada com aprovação de 49 enunciados

Evento

por publicado: 20/05/2022 18h03 última modificação: 20/05/2022 18h03
O encontro celebrou os 20 anos da Lei n. 10.406/2002 e da instituição da Jornada de Direito Civil

Foi encerrada, nesta sexta-feira (20/5), a “IX Jornada de Direito Civil – Comemoração dos 20 anos da Lei n. 10.406/2002 e da Instituição da Jornada de Direito Civil”, com a aprovação de 49 enunciados durante reunião plenária. O evento foi promovido pelo Conselho da Justiça Federal (CJF), por intermédio do Centro de Estudos Judiciários (CEJ), com apoio do Superior Tribunal de Justiça (STJ) e da Associação dos Juízes Federais do Brasil (Ajufe).  

A Jornada recebeu este ano o número recorde de 915 propostas de enunciados. Dessas, 229 proposições foram selecionadas e levadas a debate pelas sete comissões de trabalho nos dois dias de evento. Confira o quantitativo de aprovações por comissão:   

  • “Parte Geral e Normas de Introdução ao Direito Brasileiro – LINDB" - 2 enunciados aprovados; 
  • “Obrigações” - 3 enunciados aprovados; 
  • “Contratos” - 8 enunciados aprovados; 
  • Responsabilidade Civil” - 5 enunciados aprovados; 
  • Direito das Coisas e Propriedade Intelectual” - 8 enunciados aprovados;  
  • “Famílias e Sucessões” - 6 enunciados aprovados; 
  • Direito Digital e Novos Direitos - 17 enunciados aprovados. 

Durante a plenária, o ministro Marco Auréllio Belizze, coordenador científico do evento, destacou o êxito do trabalho desenvolvido nesses dois dias. Presenciei as sete comissões debatendo com tranquilidade e profundidade temas muito interessantes. Me orgulha ver pessoas que exercem diversas profissões se dedicando a um interesse que é de todos nós, que é o desenvolvimento do Direito Civil, declarou o ministro.  

Encerramento 

No encerramento do evento, o vice-presidente do STJ e do CJF, ministro Jorge Mussi, diretor do Centro de Estudos Judiciários e coordenador-geral da IX Jornada, cumprimentou a todos pela dedicação ao longo do encontro. “Todos aqui presentes foram indispensáveis para que este evento  finalizasse com êxito. Esses dois dias de trocas de ideias proporcionou uma participação efetiva, e uma contribuição que nós, operadores do Direito, estamos dando à sociedade”, afirmou o ministro. 

O ministro Luis Felipe Salomão, coordenador científico da Jornada, agradeceu o esforço das equipes envolvidas na organização do evento e parabenizou os juristas que se dedicaram aos enunciados. “O trabalho sério de cada uma das comissões produziu uma depuração no âmbito dos grupos e aqui na Plenária. Nós tivemos uma grande inovação porque introduzimos o Direito Digital, que foi um sucesso”, destacou o magistrado.   

 

Leia mais: