Você está aqui: Página Inicial > Notícias > 2022 > Setembro > Conselho e TRF4 promovem reunião de imersão no Sistema Eletrônico de Recursos Humanos

Notícias

Conselho e TRF4 promovem reunião de imersão no Sistema Eletrônico de Recursos Humanos

SERH

por publicado: 02/09/2022 17h47 última modificação: 02/09/2022 18h05
O encontro, iniciado no dia 29 de agosto, foi encerrado nesta sexta-feira, 2 de setembro

O Conselho da Justiça Federal (CJF) e o Tribunal Regional Federal da 4ª Região (TRF4) encerraram nesta sexta-feira (2/9) a reunião de imersão no Sistema Eletrônico de Recursos Humanos (SERH), iniciada no dia 29 de agosto. O encontro ocorreu, na sede do TRF4, em Porto Alegre, Rio Grande do Sul, e reuniu o Grupo de Trabalho de Implantação do SERH, composto por servidores do CJF e representantes dos TRFs, os quais atuam como desenvolvedores.

Outras três imersões já foram promovidas no âmbito do Conselho e dos TRF2 e TRF3, visando promover uma troca de conhecimento entre os desenvolvedores do SERH e proporcionar integração e engajamento no grupo, com foco na implantação do Sistema na Justiça Federal. A próxima reunião será realizada no TRF da 5ª Região (TRF5), no período de 26 a 30 de setembro.

Durante as atividades no TRF4, foram praticadas a migração dos dados para o SERH e a customização e a parametrização do Sistema em âmbito nacional, por meio do formato “mão na massa”, no qual os participantes trabalham diretamente na resolução das demandas e aprofundam os conhecimentos sobre a arquitetura da plataforma.

Para o servidor do Conselho da Justiça Federal e gerente do projeto SERH, Frederico Augusto Costa de Oliveira, as imersões têm sido “muito valiosas por criar uma sinergia e um engajamento com a equipe técnica”, além de ter facilitado o repasse do conhecimento entre os participantes e permitido que as Administrações dos Tribunais conheçam o Grupo de Trabalho do SERH. 

Imersão 

No primeiro dia da imersão, foi promovida uma reunião do grupo com o presidente do TRF da 4ª Região, desembargador federal Ricardo Teixeira do Valle Pereira, e o secretário-geral do CJF, juiz federal Daniel Marchionatti.

O presidente do Tribunal reforçou o apoio para a implantação plena do SERH no âmbito do Conselho e Tribunais e evidenciou o caráter nacional da plataforma, que foi desenvolvida pelo TRF4, e, desde 2021, com a aprovação da Resolução CJF n. 696/2021, tornou-se um Sistema corporativo nacional e a única ferramenta informatizada para a gestão de quadro de pessoal do CJF e da Justiça Federal de 1º e 2º graus.

Foi discutida a alteração do cronograma de implantação do Sistema no CJF. A pedido do presidente do TRF4, a previsão para que se concluam os trabalhos de migração de dados para o SERH foi alterada para março de 2023, em virtude da implantação das plataformas eSocial e do Sistema Previdenciário de Gestão de Regimes Próprios de Previdência Social (SIPREV), dentre outras demandas.

A reunião tratou, ainda, da importância estratégica do projeto para a Justiça Federal e dos ganhos de recursos humanos advindos com o uso do Sistema, que garantirá uma gestão administrativa menos onerosa e mais eficiente, com a automatização de procedimentos e dos processos de trabalho, e economia na gestão dos recursos humanos.

Também estiveram presentes o juiz auxiliar da presidência do TRF4, juiz federal Eduardo Tonetto Picarelli, a assessora-geral da presidência do TRF4, Graziela Fernanda Seibel Rodriguez, a diretora-geral do TRF4 em exercício, Lúcia Barrionuevo, o diretor de Tecnologia da Informação do TRF4, Cristian Ramos Prange, a diretora de Recursos Humanos do TRF4, Myrian Zappalá Pimentel Jungblut, o coordenador do GT-SERH, Christian Simões Dias, a coordenadora do SERH no TRF4, Aline Reuter, e o gerente do projeto SERH, Frederico Augusto Costa de Oliveira.

Sistema

A fase de adaptação do SERH para a implantação no Conselho está 49,01% concluída, contabilizando um esforço realizado de mais de 4,3 mil horas. O Sistema deverá ser implantado em todas as unidades administrativas da Justiça Federal até 31 de dezembro de 2026, com o cronograma de implantação nos TRFs definido pelo CJF.

Já no âmbito do Conselho, a previsão é de que, quando concluída a migração dos dados para o SERH, em março de 2023, seja iniciada uma operação em paralelo para o preenchimento simultâneo de dados no SERH e na antiga plataforma utilizada pelo CJF, o Sistema de Gestão de Recursos Humanos (SGRH). A ação verificará se as informações inseridas no novo Sistema estão em uniformidade com o anterior, e estará em andamento até que o SERH esteja em pleno funcionamento.


Leia mais:

22/08/2022 - CJF lança primeiro módulo do Sistema Eletrônico de Recursos Humanos no ambiente da NUJUFE 

26/6/2021 - CJF aprova resolução que institui o modelo de governança, gestão e operação da Nuvem da Justiça Federal 

26/5/2022 - CJF promove primeira reunião de imersão sobre o Sistema Eletrônico de Recursos Humanos