Você está aqui: Página Inicial > Notícias > 2023 > Agosto > Agosto Azul e Vermelho: CJF adere à campanha de conscientização sobre saúde vascular

Notícias

Agosto Azul e Vermelho: CJF adere à campanha de conscientização sobre saúde vascular

Saúde

por publicado: 01/08/2023 16h30 última modificação: 01/08/2023 16h37
Durante todo o mês, o prédio do Conselho se iluminará com as cores da iniciativa

O Conselho da Justiça Federal (CJF) aderiu, pela primeira vez, à campanha Agosto Azul e Vermelho, que visa conscientizar sobre a importância dos cuidados com a saúde vascular e da prevenção e do tratamento de doenças afins. Durante todo o mês, o CJF realizará ações alusivas ao tema, entre elas a disseminação de informações pertinentes nos canais de comunicação do órgão e a iluminação do prédio nas cores da iniciativa. 

A campanha Agosto Azul e Vermelho foi lançada oficialmente em 2021 pela Sociedade Brasileira de Angiologia e de Cirurgia Vascular (SBACV) com as cores inspiradas nas veias e artérias. O objetivo da ação é alertar sobre os cuidados necessários para promover a saúde vascular, que envolve os vasos sanguíneos do corpo humano, incluindo as artérias, veias e vasos capilares. 

A Assessoria de Saúde (Asmed) do CJF explica que os problemas de saúde vascular podem afetar qualquer parte do corpo e variar em gravidade, desde condições menores até doenças graves. Entre as principais doenças vasculares estão: varizes, trombose, úlcera venosa, aneurisma, acidente vascular cerebral (AVC), pé diabético, doença arterial obstrutiva periférica e aneurisma da aorta abdominal. 

Tratamento e prevenção 

O diagnóstico de uma doença vascular é feito a partir da escuta das queixas do paciente, em conjunto com a realização de exame físico detalhado e exames complementares necessários. O tratamento desse tipo de doença pode variar de acordo com cada caso e pode incluir medicamentos, cirurgias ou outros procedimentos menos invasivos, além de mudanças simples nos hábitos de vida. 

Entretanto, algumas doenças vasculares são silenciosas e, por isso, é indicado conhecer o histórico de doenças da família e ir a consultas de rotina com um especialista vascular, como um angiologista ou um cirurgião vascular, para evitar que o quadro se agrave. Outras recomendações para prevenir as doenças e conservar as veias e artérias são: 

  • sair do sedentarismo; 
  • desenvolver rotinas mais saudáveis, com a realização de exercícios físicos regulares; 
  • manter um peso equilibrado; 
  • evitar ficar longos períodos na mesma posição, principalmente se for em pé; 
  • não consumir álcool, cigarro e outras drogas; e 
  • ter uma alimentação saudável e com controle do colesterol. 
Fique atento aos sintomas e previna-se. Cuide da sua saúde vascular!  

*Com informações da SBACV