Você está aqui: Página Inicial > Outras Notícias > 2010 > Setembro > Inaugurada nova sede da Justiça Federal de Rondonópolis

Inaugurada nova sede da Justiça Federal de Rondonópolis

publicado 01/09/2010 14h20, última modificação 11/06/2015 17h13

Magistrados e servidores da Justiça Federal de Rondonópolis, município que dista 218 km da capital de Mato Grosso, Cuiabá, festejaram ontem, dia 31, a inauguração da nova sede da Subseção Judiciária. O Fórum Federal Marechal Rondon, construído em um terreno de aproximadamente oito mil metros, abrigará um magistrado e os 25 servidores que atualmente integram o quadro da subseccional, em seus mil metros quadrados de área útil, distribuídos em dois pavimentos.

A inauguração foi conduzida pelo presidente do Tribunal Regional Federal da Primeira Região, desembargador federal Olindo Menezes, juntamente com o diretor do foro da Seccional de Mato Grosso, juiz federal José Pires da Cunha, e o diretor da Subseção de Rondonópolis, juiz federal Francisco Alexandre Ribeiro.

O presidente Olindo Menezes falou da importância do ambiente de trabalho para a prestação dos serviços.  “O ambiente de trabalho é tudo, e um ambiente amplo, refrigerado, com todos os equipamentos necessários, tudo isso certamente refletirá na qualidade dos serviços prestados”, afirmou. Ele lembrou a antiga sede, que conheceu quando corregedor. “De lá pra cá o passo foi gigantesco: aqui nós teremos espaço, mobiliário e equipamentos adequados para que nossos servidores se sintam engrandecidos e satisfeitos, de modo que tudo que eles fizerem, a coisa mais simples, que façam para agregar valores, assim como os juízes o fazem”.

Segundo o presidente, desde a instalação da Vara de Rondonópolis, a Subseção vem “dando passos decisivos na sua consolidação na cidade”. Ele ressaltou a dimensão continental da Primeira Região ao lembrar que o TRF tem sob sua jurisdição 80% do território brasileiro e conta com apenas 46 subseções judiciárias, e reafirmou sua convicção quanto à interiorização da Justiça Federal. “Nós, aos poucos, vamos dando passos decisivos e aumentando nossa presença, especialmente no interior”. E declarou: “Portanto nosso caminho é longo, nossa jornada é muito grande, mas o importante é ir dando passos”.

A nova sede, na avaliação do diretor da Subseção de Rondonópolis, juiz federal Francisco Alexandre Ribeiro, é a realização de um sonho acalentado desde a instalação da Subseção, em 2006. “É uma data muito especial para todos nós”, comemorou o magistrado. “A nova sede é moderna, espaçosa, e certamente contribuirá para o aperfeiçoamento dos serviços jurisdicionais prestados à comunidade”.

Compartilha dessa opinião, o diretor do foro da Seção Judiciária de Mato Grosso, juiz federal José Pires da Cunha. Segundo ele, “a nova sede é uma conquista, especialmente para o jurisdicionado de Mato Grosso”.

Em localização privilegiada e acessível, a nova sede integra o centro judiciário da cidade, ao lado do Fórum Trabalhista, do Fórum Estadual e da sede da subseccional da OAB, estando, ainda, próxima do centro da cidade, da Secretaria Municipal de Saúde. Conta com espaçosos balcões de atendimento, área para instalação de postos de atendimento bancários, sala de advogados, sala para instalação de um núcleo de prática jurídica, área para atendimento dos clientes dos Juizados Especiais Federais, sala para perícias, duas amplas salas de audiências, área reservada para réus presos e escolta policial, amplos corredores de espera, um pequeno refeitório e dois amplos gabinetes de juízes.

O presidente do Tribunal aliou-se ao juiz diretor da subseção para agradecer aos colaboradores que empenharam esforços para que a conclusão da obra acontecesse, entre os quais a Prefeitura Municipal, a Câmara de Vereadores, o diretor e ex-diretores do foro da Seção Judiciária de Mato Grosso, procuradores federais e a equipe de gestores da Justiça Federal de Rondonópolis.

A solenidade foi prestigiada por autoridades federais, estaduais e municipais, como o representante do prefeito de Rondonópolis, procurador-geral Efraim Alves dos Santos; o bispo da Diocese local, dom Juventino Kestering; o presidente da Câmara Municipal, vereador Hélio Pachioni; o diretor do fórum da Justiça Estadual, juiz de direito Luís Augusto Veras Gadelha; a procuradora-chefe da República, Ana Paula Fonseca de Góes Araújo; o presidente da OAB/ Subseção de Rondonópolis, Adalberto Lopes de Souza; e o juiz federal Raphael Cazelli de Almeida Carvalho, representante da Ajufe.

Também participaram do evento, entre outras autoridades federais, estaduais e municipais, civis e militares, os juízes federais José Alexandre Franco, em auxílio à Presidência, Jeferson Schineider e Paulo César Lopes, da seccional de Mato Grosso e Paulo Cezar Alves Sodré, diretor da Subseção de Sinop; o assessor especial da Presidência do TRF, Euvaldo Pinho; o diretor da Secretaria Administrativa da Seção Judiciária de Mato Grosso, Carlos Eduardo Brazil Barbosa; e a diretora de Secretaria da Subseção Judiciária de Rondonópolis, Gláucia Lanza Spricido.

A subseção de Rondonópolis, sob a responsabilidade do juiz federal Francisco Alexandre Ribeiro, atende à população de aproximadamente 190 mil habitantes, no município, e a de mais 17 municípios vizinhos.

www.trf1.jus.br